Cabos de fibra óptica são submetidos a testes pelo Instituto da Tecnologia da Informação do Japão, com o objetivo de descobrir qual a velocidade máxima de transmissão de internet, por meio deste tipo de tecnologia de cabeamento.
Os resultados do teste, que foi realizado no mês de dezembro, deixaram toda a equipe de técnicos, desenvolvedores e cientistas extremamente empolgados, uma vez que a velocidade da transmissão superou todos os Records, ultrapassando 1 Petabit por segundo de transmissão.
Para se ter uma ideia prática deste resultado, esta velocidade tem a capacidade de transmitir mídias com resolução 8k UHD, com 7680 x 4320 pixels, para 10 milhões de dispositivos ao mesmo tempo.
É importante mencionar que a tecnologia utilizada no teste, são cabos de fibra óptica e outros componentes convencionais, ou seja, os mesmos que utilizamos aqui no Brasil.
Os pesquisadores conseguiram comprovar com os equipamentos utilizados no teste, a transmissão de 382 canais de comprimento de onda, modulados com sinais 64-QAM.
O objetivo do teste foi exatamente saber a capacidade deste tipo de tecnologia que está disponível e em uso em vários países do mundo, mas que ainda não havia sido testada para comprovação real de suas capacidades.
Desde os anos 80, a tecnologia de transmissão de dados tem se desenvolvido muito, alcançando capacidades cada vez maiores, e com aumento do uso da fibra óptica, esta capacidade tende a aumentar ainda mais.
O resultado animou tanto os pesquisadores, que pretendem para o próximo passo do teste, expandir para uma transmissão capaz de operar em escala global.
Segundo especialistas da área, estes testes são de muita importância para conhecer a verdadeira capacidade de transmissão da tecnologia atual, uma vez que a demanda de tráfego de dados, não para de aumentar, principalmente com a popularização das redes sociais e dos serviços de streaming.
Equipe de comunicação Inforrede