Especialistas das várias áreas da tecnologia, são unânimes em concordar que os empresários que não investirem na transformação digital ou digitalização dos seus negócios, irão ficar para trás, correndo grande riscos de perderem suas empresas.
A afirmação que parece soar agressiva à primeira vista porém, a cada dia se mostra mais real diante de nossos olhos, bastando lembrar que já não compramos mais CD’s de músicas ou alugamos DVD’s de filmes para o fim de semana, e isso há um bom tempo.
Empresas tradicionais e bilionárias tiveram que reduzir custos bruscamente para sobreviverem as novas opções tecnológicas que surgiram no mercado, como foi o caso dos bancos, que nos últimos 24 meses, fecharam mais de 2.000 agências só no Brasil, com o surgimento dos bancos digitais.
A dica dos profissionais da tecnologia é: como a tecnologia não para de evoluir, o que precisamos aprender, é evoluir com ela. Ou seja, ações estratégicas que utilizam a tecnologia, precisam serem adotadas para se evitar ficar para trás.
A questão é que a transformação digital ainda é um conceito desconhecido por muitos empresários, principalmente, os pequenos e médios, onde alguns chegam a pensar se tratar de mais uma estratégia de marketing do setor de TI, para vender serviços.
Um ledo engano que pode custar caro no futuro, mas a boa notícia é que estamos em tempo para ajustar nossos negócios e nos preparar para este futuro, que na verdade, já chegou.
Uma empresa que não está atualizada tecnologicamente, não pode se dar ao prazer de realizar uma análise de Data Science, por exemplo, que é o que, não apenas as grandes empresas, mas as mais atentas, estão realizando como estratégia para direcionar o caminho dos seus negócios.
O Data Science ou Ciência de Dados, precisa de uma base de dados para poder garimpar, processar e extrair informações, que vão se transformar em conhecimento para uma tomada de decisão assertiva pelo CEO da empresa.
Contudo, se uma empresa não está atualizada tecnologicamente, funcionando apenas com mínimo de infraestrutura para operar, ela jamais poderá ter a capacidade de realizar tal ação estratégica.
O Machine Learning, por exemplo, que é o aprendizado da máquina ou de um programa criado exatamente para identificar padrões dos usuários, já se faz presente em nosso dia a dia quando entramos em Streamings como a Netflix, Prime vídeo e outros, para escolher um filme para assistir, ou quando entramos em um e-comerce para comprar algo, os algoritmos estão ali te influenciando o tempo todo, porque já conhecem o seu gosto.
E essa interação dos usuários com a tecnologia, irá se intensificar ainda mais nos próximos anos, dando larga vantagem comercial para as empresas que fizerem uso destas e outras tecnologias disponíveis hoje no mercado, além das que estão surgindo.
Portanto, atualize seu negócio, começando pela infraestrutura: cabeamentos, servidores e sistemas. Esteja pronto para utilizar a Tecnologia da Informação ao seu favor.
Deseja saber mais sobre tecnologia e infraestrutura para o seu negócio? Acesse nossas redes sociais e fique sempre por dentro.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede