Tecnologia em nuvem entra na mira das empresas

Compartilhe:

A tecnologia em nuvem (cloud computing), entra na mira das empresas brasileiras, alcançando crescimento de investimento de quase 9% apenas no ano de 2023.

Para se ter uma ideia, empresas de tecnologia como a Tivit, aumentaram seu faturamento no primeiro semestre deste ano em mais de R$ 950 milhões de reais, um percentual 12% acima do ano anterior no mesmo período.

Estes números mostram como a demanda pela tecnologia da computação em nuvem cresceu no país nos últimos dois anos, com previsão de permanecer em alta por pelo menos mais dois anos.

De acordo com o IDC (International Data Corporation) Brasil, as empresas TI B2B são as maiores responsáveis pelo alcance destes resultados, utilizando e oferecendo a tecnologia da computação em nuvem para outras empresas.

Segundo os especialistas, a computação em nuvem está revolucionando a forma como as empresas operam e gerenciam seus sistemas e softwares, permitindo que recursos computacionais, como servidores e armazenamentos, sejam acessados pela internet sob demanda, eliminando, assim, a necessidade de investimentos em uma infraestrutura física.

A escalabilidade é outro benefício proporcionado pela computação em nuvem, uma vez que se refere à capacidade de aumentar ou diminuir os recursos computacionais conforme a demanda.

Isso significa que as empresas podem ajustar rapidamente a capacidade de processamento e armazenamento dos dados, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Além disso, a tecnologia da computação em nuvem proporciona as empresas maior acesso a transformação digital, promovendo maior produtividade e retorno financeiro.

Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO