A inovação tecnológica tem a missão de tornar nossas vidas e trabalhos mais fáceis, aumentando a produtividade e a rapidez na execução dos serviços. Mas se for tecnologia antiga ou desatualizada, este mesmo progresso pode dar origem a problemas, especialmente nos locais de trabalho.
Sistemas, cabeamentos, dispositivos, softwares e ferramentas desatualizados tem a capacidade de reduzir significativamente a produtividade de uma empresa, impactando diretamente seus resultados. Por isso, no conteúdo de hoje iremos falar sobre tecnologia antiga e o seu custo invisível. Acompanhe!
O custo invisível da tecnologia antiga
Especialistas afirmam através de estudos que, todos os anos, questões tecnológicas custem em médias as empresas cerca de 20 mil reais por colaborador em tempo perdido.
De acordo com o estudo, problemas de software e tecnologia antiga são as principais causas de paralisação dos negócios e frustração das equipes de colaboradores.
No estudo foram observados que os trabalhadores passam em média quase 3 horas por semana lidando com questões tecnológicas nos escritórios.
Já no caso dos trabalhadores remotos (73%) perdem mais tempo devido a questões tecnológicas do que os trabalhadores locais (22%) e os trabalhadores híbridos (41%).
Segundo relato dos próprios colaboradores, 55% deles disseram que a tecnologia da sua empresa é antiquada, relatando que o problema tecnológico no local de trabalho mais comum são a conectividade e o travamento dos computadores, resultando quase sempre em perda de dados.
Problema ao trabalhar com computadores antigos
Segundo um estudo realizado pela Dell Tecnologies, as empresas que utilizam computadores antigos gastam até 40% mais tempo na realização dos trabalhos diários, se comparado aos que utilizam computadores modernos e rápidos.
O estudo mostrou também que os profissionais que utilizam computadores eficientes, conseguem ser até 37% mais produtivos na execução de suas tarefas, resultando em maior aproveitamento em horas ao final do seu período de trabalho semanal.
Gerenciamento dos dados
O gerenciamento dos dados se tornou fundamental para as empresas hoje, uma vez que as informações adquiridas, tem oferecido soluções estratégicas diante de situações desafiadoras do mercado, com grande percentual de sucesso.
Os dados conseguem fornecer aos gestores da empresa melhor visibilidade dos processos e resultados da organização, ou seja, uma nova forma de direcionar os negócios da empresa.
Estes direcionamentos, são obtidos através do seu tratamento, que é a capacidade de processamento destes dados, e que mais tarde se transformarão em insights de negócios.
Por este motivo, permanecer utilizando tecnologia antiga impede que a empresa possa fazer parte deste novo estágio tecnológico, onde as empresas conseguem obterem informações mais exatas a respeito do seu público e mercado de atuação, tornando-se mais competitiva.
Segurança
Com o envelhecimento dos sistemas, computadores e softwares vem outro problema que é a falta da capacidade de atualização de seus sistemas operacionais, e como consequência, também não suportam as atualizações dos softwares instalados.
São estas atualizações que promovem os aprimoramentos dos softwares aumentando sua velocidade de processamento, corrigindo falhas de seguranças, dentre outros. Sua não atualização contribui para que o computador e toda a rede estejam mais vulneráveis a invasões.
Com isso, o custo posterior com mão de obra especializada para recuperação do sistema e dos dados é muito maior, além de ser prejudicial para os negócios da empresa, que implicam em tempo parado, perda de dados essenciais de clientes e fornecedores.
Custo de manutenção
O custo de uma manutenção preventiva em sistemas atualizados é muito menor que em sistemas antigos, que sofrem com constantes problemas, além de serem mais difíceis de ser reparados.
Ao identificar e corrigir problemas antecipadamente nos sistemas da empresa, o recurso disponibilizado para realização do serviço preventivo é muito menor do que quando ocorre uma queda do sistema e, consequentemente, a paralização para sanar o defeito.
Por este motivo, mesmo que sua empresa ainda não possua uma equipe interna para operar preventivamente, ainda assim, os custos são menores quando este serviço é realizado, mesmo através de uma empresa terceirizada para monitorar o sistema.
Investir é o melhor caminho
O primeiro passo neste caminho, é aprimorar os processos mais básicos da sua empresa, claro, isso vai depender de cada caso, mas no geral seria possuir uma boa infraestrutura de servidores, cabeamentos e computadores, além de softwares que facilitem o trabalho dos colaboradores e os tornem mais produtivos.
A segurança é outro ponto fundamental neste processo, ou seja, manter as informações sempre bem guardadas, seguras e disponíveis, para serem acessadas de forma simples e rápida sempre que necessário, ou seja, possuir um servidor moderno para armazenamento, além do serviço de backup em nuvem para maior segurança dos dados.
E quando falamos em armazenamentos, estamos falando de toda infraestrutura que envolve, como cabeamento estruturado para criar uma rede segura entre computadores, gabinetes para os servidores e demais hardwares.
No caso das empresas mais adiantadas nesta parte, hoje existem tecnologias e softwares disponíveis para diversos objetivos, além das ótimas empresas desenvolvedoras de softwares e tecnologias para demandas específicas.
Deseja ter mais informações sobre atualização da TI da sua empresa? Entre em contato conosco por um de nossos canais de atendimento ao cliente, e converse com nossos especialistas no assunto. Será um prazer poder te atender.
Acompanhe também nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece na Inforrede.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede