Segurança de Rede: por que implementar no seu negócio?

Compartilhe:

A segurança de rede atualmente, se tornou tão ou mais importante, em alguns casos, que a própria segurança física e patrimonial de algumas organizações.

Isso porque, na era digital, os dados são considerados o novo petróleo, onde, quem tem informação, possui vantagens que lhe permitem antecipar ações, aproveitarem oportunidades, criar produtos, soluções e etc.

Se não bastasse isso, todas empresas estão debaixo das regulamentações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), onde são obrigados a se responsabilizarem, legalmente, pela posse e proteção de tais informações, daí a importância da segurança de rede para toda empresa.

Assim, no conteúdo de hoje, iremos falar sobre por que implementar a segurança de rede no seu negócio. Acompanhe!

Como funciona a segurança de rede?

A segurança de rede é um conjunto de práticas, dispositivos e tecnologias projetados para proteger a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos dados em uma rede.

Ela envolve diversas medidas, como firewalls, criptografia, detecção de intrusões, autenticação, entre outros, para garantir que os dados sejam protegidos contra ameaças cibernéticas.

A segurança da rede é essencial para manter a privacidade e a segurança das informações no ambiente digital das organizações, garantindo que os dados não sejam perdidos ou roubados.

Por que investir na segurança de rede

Confiança dos clientes

Investir na segurança de rede de empresarial é essencial para garantir a estabilidade das operações da empresa, que refletem diretamente na confiança dos clientes em relação a organização.

Em 2022 um relatório mostrou que pelo menos 85% das empresas que sofreram com ataques cibernéticos tiveram impactos negativos na imagem e na receita.

As empresas que estão listadas nas bolsas de valores, por exemplo, já recebem classificação pelo tipo de segurança de dados que oferecem, ou seja, suas ações estão sujeitas às variações, conforme o nível de segurança.

Gestão mais eficaz

Os dados se tornaram uma nova matéria prima de valor no mundo, um ativo que é chamado por alguns analistas de investimentos de o novo petróleo, levando em conta os novos modelos de negócios digitais que vem evoluindo nos últimos 20 anos.

Para se ter uma ideia, muitas corporações mundiais hoje, sem mencionar as Big Techs, já operam por meio da chamada gestão por dados ou Data-Driven, que consiste em extrair insights e informações específicas, através do tratamento dos dados.

Esta capacidade de obtenção de informações por meio da análise dos dados, tem levado tais empresas a uma escalada de crescimento acima da média das demais empresas que não utilizam esta tecnologia.

Por este motivo também, cresceram tanto o número de ataques hackers aos sistemas das empresas, onde mais de 80% do motivo das invasões tiveram os dados como objetivo do furto.

Medidas de proteção

Os seguintes mecanismos e dispositivos fazem parte do universo de segurança de rede, sendo: VPN, Controle de acesso, Segmentação de rede, Análise de comportamento, Programa de prevenção contra perda de dados, Sistemas de prevenção contra invasão, Firewalls, Antivírus e atualmente a IA (Inteligência Artificial).

Todos estes mecanismos e dispositivos, contribuem para que as operações de comunicação interna da organização, aconteçam com a maior nível de segurança possível, criando camadas de segurança contra os diversos tipos de ameaça.

Estas camadas acontecem no âmbito físico: (computadores), lógico (softwares e sistemas) e administrativos (dados).

Para mais informações sobre segurança de rede para sua empresa, comércio ou indústria; entre em contato com nossa equipe comercial através de nossos canais de atendimento.

A Inforrede possui 25 anos de experiência e conta com uma equipe de TI altamente qualificada e atualizada para atendê-lo.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO