O investimento em segurança da informação das empresas se tornou prioridade no ano de 2022, segundo apontou estudos realizados por empresas especializadas em tecnologia da informação.
De acordo com o os dados divulgados pelo IT Snapshot 2022 por exemplo, que é um estudo conduzido pela global Logicalis, um tipo de relatório divulgado anualmente, mostrou que 53% das empresas decidiram investir mais em aplicações de Firewall para a segurança da informação de seus sistemas.
A pesquisa mostrou que o investimento engloba diferentes soluções, sendo o Firewall uma das principais ferramentas, pela capacidade de complementar os recursos de segurança das empresas frente aos constantes ataques hackers.
Com o crescente volume de dados produzidos e transferidos virtualmente pelas organizações de todo o mundo, cresceu também o número de ataques cibernéticos contra as empresas, que alcançou o total de 5.212 casos em 2021.
O principal tipo de ataque utilizado pelos hackers tem sido o envio do Ransomware, que é um malware que infecta o sistema e encripta os arquivos da organização, tornando-os inacessíveis.
Na maioria dos casos, os criminosos responsáveis pelo ataque entram em contato exigindo pagamentos para desencriptação dos arquivos infectados.
Existe também os chamados crimes de dupla extorsão, onde os criminosos exigem pagamento para não vazarem ou publicarem determinadas informações, ou simplesmente os dados de seus clientes, que podem, inclusive, ocasionar multas provenientes das leis previstas na LGPD.
De acordo com especialistas, o principal erro de muitas empresas tem sido a falta do acompanhamento especializado no assunto para o dimensionamento adequado do firewall corporativo, que varia conforme número de computadores e sistemas que a empresa possui.
Além disso, a falta de um acompanhamento profissional permite que medidas como planejamento, análise de riscos, monitoramento do ambiente, controle de acessos e rotinas de backups sejam deixadas de lado.
Para saber mais sobre TI e tudo que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram e fique sempre por dentro!
Equipe de comunicação Inforrede