A segurança da informação é um conjunto de recursos que garante a proteção dos dados internos de uma instituição. Dentre eles está a gestão do controle de acesso dos arquivos, sendo este, indispensável para segurança geral das informações, sejam elas sigilosas ou não, e como controle interno de informações exclusivas de seus setores.
Este recurso pode ser usado tanto para acessar informações internas da empresa, como para conteúdos externos, restringindo o acesso dos colaboradores à determinados sites e rede sociais, com o propósito de evitarem uma interferência negativa em sua rotina de trabalho.
Por estes motivos, instituir o controle de acesso é indispensável para a segurança da informação da instituição, mesmo que ela seja uma pequena ou média empresa. Estabelecer a cultura do sigilo desde o início, só tem a contribuir para uma administração segura das informações.
A segurança da informação como proteção individual
O gerenciamento do controle de acesso no segurança da informação da organização, permite que somente pessoas realmente autorizadas possam acessar áreas do sistema, onde estão armazenados documentos com informações pertinentes ao seu departamento.
O fato de o acesso ser autorizado por senha individual, permite que o colaborador seja identificado, ficando registrado nome, dia e hora do acesso de determinada área do sistema, e quais arquivos foram visualizados.
Desta forma, tanto a empresa, quanto os colaboradores ficam respaldados contra deduções equivocadas, pré-julgamentos, dentre outras situações constrangedoras.
Maior segurança contra ações externas
O fato de os sistemas serem acessados apenas por senhas individuais, além de contribuir com a gestão dos acessos internos, incluem mais um obstáculo contra invasões externas do sistema de informações da empresa.
Este é sem dúvida um dos principais motivos para utilização do controle de acesso de arquivos da organização, que são somados a outros fatores que contribuem para sua segurança, como o firewall.
A atividade de armazenar e gerenciar os dados de uma empresa, faz do controle de acesso de arquivos, uma ferramenta especial que deve ser muito bem gerida, possuindo senhas fortes, preenchimento correto dos dados dos colaboradores e privacidade na hora do preenchimento de sua senha.
Melhor desempenho do sistema
O controle de acesso de arquivos da organização, também contribui para que a internet corporativa fique menos carregada, o que permite aos sistemas, servidores e computadores funcionarem com maior capacidade de processamento.
O ideal para as empresas que desejam compartilhar sua internet com visitantes, é oferecer uma internet que não seja a mesma utilizada internamente para os colaboradores.
A importância do TI neste processo
Gerenciar os acessos e manter o fluxo de dados seguro de uma organização, exige muito trabalho e atenção da equipe de TI de uma organização, que precisa manter-se sempre atualizada com os avanços deste mercado extremamente dinâmico.
Contudo, realizar este controle é um trabalho desafiador para o TI, que precisa gerenciar tanto os usuários internos quanto os externos, além de garantir que o sistema funcione com eficiência para todos os setores e usuários.
Portanto, para que o controle de acesso as informações sejam realmente eficientes, um profissional capacitado, ou dependendo do tamanho da organização, uma equipe de TI precisa estar trabalhando continuamente neste processo.
Muitas empresas hoje estão optando por contratar uma empresa especializada em gerenciamento do setor de TI, pelas vantagens que este modelo de prestação de serviços oferece às empresas.
A praticidade da terceirização deste serviço se destaca pelo custo/benefício, qualidade operacional, rapidez na solução de problemas, mão de obra sempre atualizada e larga experiência.
A Inforrede possui mais de 20 anos de experiência em Segurança da Informação, serviços de TI e implementação de Data Center, para todos os tipos de empresas. Entre em contato conosco por um de nossos canais, e saiba como podemos te ajudar.
Equipe Inforrede