Segurança da Informação em empresas: 4 dicas fundamentais para se proteger

Compartilhe:

O número de ataques digitais não para de crescer. Nesse cenário, é crucial que gestores de TI definam processos e estratégias que garantam que os profissionais possam executar as suas atividades em um meio com baixo índice de vulnerabilidade de segurança.
Se você não sabe como isso pode ser feito, veja a nossa lista com dicas de estratégias para otimizar a segurança da informação em empresas!

  1. Tenha uma política de segurança de dados abrangente

A política de segurança de dados empresarial é a base de qualquer infraestrutura de TI sólida e confiável. Ela contém processos de TI, regras de controle e regras de uso de sistemas de todos os sistemas de segurança do negócio. Assim, técnicos e analistas conseguirão manter equipamentos e ferramentas de software protegidos contra uma série de ameaças digitais.
Para ser eficaz, a política de segurança de dados deve ser abrangente. Além de rotinas de backup, que permitem a recuperação rápida de informações, o gestor de TI deve implementar indicadores para avaliar o sucesso de todas as medidas adotadas. Junto com o uso de ferramentas de monitoramento, eles permitirão que o empreendimento tenha uma infraestrutura de TI robusta.

  1. Adote a criptografia em dispositivos móveis

A criptografia de dados tornou-se uma tecnologia fundamental para o funcionamento de vários serviços de TI. Transações financeiras e envio de informações por meio digitais, por exemplo, seriam atividades muito mais expostas a hackers, se não fossem os protocolos de segurança que criptografam os canais de comunicação utilizados nesses meios de comunicação.
Diante disso, gestores de TI devem estar atentos para a necessidade de criptografar todos os dispositivos de armazenamento que utilizam dados privados. Esse é o caso, por exemplo, dos computadores utilizados no trabalho. Por meio de soluções que são nativas aos principais sistemas do mercado, é possível garantir que nenhuma informação ficará disponível para acesso por terceiros com o auxílio de algoritmos poderosos.

  1. Tenha controles de acesso rígidos

Uma das bases do uso de políticas de segurança da informação em empresas são as regras de acesso utilizadas. Elas garantem que, caso uma conta seja comprometida, os impactos causados pelo invasor sejam os menores possíveis. Justamente por isso, o gestor de TI deve criar bons limites para o acesso aos dados internos.
O ideal é que cada usuário tenha acesso apenas aos recursos que são estritamente necessários para a sua rotina de trabalho. Usuários básicos, por exemplo, devem manipular apenas arquivos que não interferem no funcionamento de sistemas e ferramentas corporativas. Dessa forma, a empresa poderá limitar o impacto de eventuais ataques ao mínimo possível.

  1. Utilize VPNs em conexões desconhecidas ou públicas

Muitas vezes, não podemos contar com uma conexão segura. Em meios em que o nível de mobilidade é alto, não é raro que profissionais tenham que contar com redes de aeroportos, hotéis e outros ambientes públicos para se comunicarem com a sua empresa. O grande problema é que, nesse cenário, a chance de uma pessoa obter acesso não autorizado a dados privados é alta.
Para que isso seja evitado, uma alternativa é o uso de VPNs. Elas criam “túneis” em que as informações trocadas entre duas ou mais máquinas são criptografadas. Consequentemente, é menor a probabilidade de que seus pacotes de dados sejam capturados por terceiros.
Gostou das nossas dicas de como otimizar a segurança da informação em empresas e quer receber mais novidades na sua caixa de entrada? Então, assine já a nossa newsletter!

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO