Rede FTTH: o que é e quais são suas vantagens

Compartilhe:

A rede de cabeamento estruturado faz parte da infraestrutura de comunicação interna e externa das organizações contemporâneas, para a transmissão dos dados e informações necessárias às suas operações.

Com o advento da transformação digital, esta infraestrutura ganhou ainda mais relevância, sendo considerada uma ferramenta estratégica para as empresas, uma vez que é imprescindível possuir uma rede de cabeamento estruturado apropriado para esta nova demanda de velocidade, estabilidade e capacidade de transmissão de dados pelas empresas atualmente.

Por isso, neste conteúdo iremos falar sobre o que é a rede FTTH e quais são suas vantagens. Acompanhe!

O que significa FTTH?

A sigla FTTH, vem do Inglês (Fiber To The Home), e significa Fibra para casa, embora seja utilizado para empresas e indústrias. Se trata de um cabo de fibra óptica que emite feixes de luz que consegue enviar sinais de sua central, diretamente para o ponto final determinado.

A rede FTTH é uma evolução do FTTC, que são cabos que utilizam o cobre como condutores dos sinais, mas que possuem limitações na transmissão dos sinais, tanto por causa do seu componente, quanto por causa que o sinal era distribuído também para outros usuários.

Vantagens da rede FTTH

Desde 2020, as operadoras brasileiras vêm disponibilizando internet banda larga via fibra óptica com velocidades acima de 300 Mbps, ou seja, até 100 vezes mais rápidas as velocidades oferecidas anteriormente com a utilização de cabos convencionais.

Contudo, se a infraestrutura da empresa ainda for de cabeamento convencional (FTTC), esta velocidade ainda fica limitada pela diferença tecnológica de transmissão dos dois componentes.

Uma infraestrutura baseada em fibra óptica, consegue suportar maiores demandas de transmissão e é adequada para equipamentos de transmissões 4K ou 8K, Internet das coisas (IoT) e realidade virtual.

Ausência de interferências externas

A ausência de interferências externas como eletromagnetismo, é outra grande vantagem da fibra óptica em relação ao cabeamento tradicional que utiliza o cobre como condutor.

Muitas vezes a proximidade dos cabos a rede elétrica, causam interferência nos sinais prejudicando a transferência de dados de um componente para o outro.

Outra grande vantagem é a não necessidade de eletricidade para alimentar os switches que conectam os cabos ópticos, como é o caso dos cabos de cobre.

Baixa atenuação

A baixa atenuação significa que existe uma baixa perda da intensidade do sinal, ou seja, quanto mais longa for a distância de um cabo, maior perda do sinal. Fato que praticamente não ocorre no cabo de fibra óptica, uma vez que a luz corre direto de um ponto ao outro.

Instalação simples e rápida

A implementação do cabeamento óptico é outro ponto de destaque desta tecnologia, pela grande facilidade de instalação e modularidade de seus componentes, que dão aos técnicos maior praticidade no seu manuseio, diminuindo assim, o tempo gasto com a instalação em relação aos cabeamentos tradicionais.

Outro ponto a favor da rede FTTH, é a baixa manutenção que este tipo de sistema exige, onde a maioria dos panes acontecem por causa de ocorrência externas que acabam danificando as instalações, e não por falhas do material.

Deseja ter mais informações sobre cabeamento óptico para sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.

Siga também nosso Instagram e fique por dentro de tudo que acontece na Inforrede.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO