Ransomwares: ataques cresceram no primeiro semestre no Brasil

Compartilhe:

Número de ataques Ransomwares cresceu no Brasil neste primeiro semestre de 2023, segundo divulgação de um estudo realizado pela Check Point Research (CPR), que mediu as atividades relativas a cibersegurança no país neste período.

Apenas no semestre passado foram 1.600 ataques de Ransomwares registrados apenas no Brasil, apontando um aumento de 20% no número de vítimas em comparação com o ano de 2022.

De acordo com a CPR as atividades criminosas tiveram um aumento de 8% nos ataques cibernéticos semanais no segundo trimestre deste ano, alcançando o maior volume de ataques registrados em dois anos.

Segundo especialistas em cibersegurança, estes ataques também foram marcados pela astucia dos criminosos em combinarem as tecnologias de IA de próxima geração com ferramentas já estabelecidas, para conduzir ataques cibernéticos disruptivos.

O uso da Inteligência Artificial nestes casos, mostrou que as investidas pelos criminosos podem ficar ainda mais sofisticadas, podendo ser usadas para criar e-mails phishing e malware de monitoramento de pressionamento de teclas.

Outro fator que também chamou a atenção dos pesquisadores neste estudo, foi a entrada em cena de novos grupos de Ransomwares, que visa a exploração de vulnerabilidades, encriptação de dados e o roubo de dados.

Diante desta realidade, percebemos o quão importante é um Firewall para o sistema das organizações, sendo hoje uma das principais medidas de segurança para a proteção dos dados e das informações de uma empresa, contra as inúmeras conexões virtuais maliciosas existentes no mundo digital.

Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO