Qual a importância do backup de dados para o seu negócio?

Compartilhe:

De sistemas de computação na nuvem ao uso de ferramentas de gestão integrada, a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior no ambiente corporativo. Como consequência, o número de informações armazenadas em meios digitais está crescendo continuamente, pressionando negócios a terem políticas que garantam a redundância dos registros virtuais da empresa, como é o caso das políticas de backup de dados.

Isso dará mais confiabilidade para o empreendimento e reduzirá o impacto causado por eventuais falhas em dispositivos ou sistemas corporativos. Quer saber como uma política de backup de dados pode impactar a sua empresa? Então confira abaixo.

Como o backup de dados funciona

O backup de dados tem como principal objetivo criar cópias das informações mais importantes para uma empresa. Elas deverão ser armazenadas em várias mídias (físicas e virtuais), garantindo que as informações sejam acessíveis mesmo que erros ocorram inclusive em um dos locais onde os backups são armazenados. Consequentemente, será criado um ambiente de trabalho em que informações possam ser recuperadas com agilidade e segurança sempre que necessário.

Como a política de backup afeta os dados mais importantes do negócio, gestores de TI devem criar snapshots regularmente. Assim, caso seja preciso recuperar algum registro, o usuário terá acesso a uma versão mais recente do arquivo.

Principais mídias para backup de dados

Uma boa política de backup de dados deve ser feita utilizando vários dispositivos para armazenamento de informações. Em geral, recomenda-se que as cópias sejam armazenadas em mais de uma mídia, aumentando a capacidade da empresa de reaver os seus dados.

Entre os mais populares do mercado, podemos destacar:

  • Fitas magnéticas: têm baixo custo por GB, mas são lentas e não permitem o acesso randômico a informações;
  • HDs externos: são baratos e ágeis, mas suscetíveis a perda de dados causadas por quedas (no caso de discos rígidos) e falhas magnéticas;
  • Servidores: utilizada por grandes empresas, essa opção tem um custo de investimento alto, mas é mais robusta;
  • Cloud computing: destaca-se pelo baixo preço, alta escalabilidade e possibilidade de restaurar conteúdos remotamente.

 

Como um serviço terceirizado pode auxiliar a minha empresa

Muitas empresas têm dificuldades para manter uma equipe de TI atuando continuamente no ambiente corporativo. Nesse cenário, a opção escolhida por vários negócios é a terceirização de serviços de gestão de TI, como é o caso da contratação de uma companhia especializada em backups corporativos.

Esse tipo de solução traz mais flexibilidade, torna a política de backup mais estruturada e com maior capacidade de manter os dados do negócio seguros. A empresa contará com o apoio de um grupo de profissionais qualificados, que buscarão as metodologias mais adequadas para as necessidades do negócio.

Assim, a empresa aproveitará todos os benefícios da realização de um backup, dos quais podemos destacar:

  • Recuperação rápida de dados em caso de falhas;
  • Diminuição do impacto causado por problemas com equipamentos;
  • Maior competitividade;
  • Infraestrutura de TI mais sólida.

A política de backup de dados de uma empresa deve ser visto como uma operação estratégica, que torna a gestão de dados digitais do negócio mais confiável. As atividades da empresa serão executadas com a segurança de que, caso alguma falha ocorra, todos os arquivos e sistemas críticos serão restaurados com agilidade e segurança. Assim, o impacto de diversos problemas será reduzido.

Gostou do nosso post? Compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude a difundir a informação!

Leia também: 6 dicas para ter uma gestão dos projetos de TI mais eficiente.

 

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO