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Instalamos o dispositivo e o quadro de proteção para carregador veicular seguindo todas as normas, com a emissão do Art.

No Brasil, a instalação de carregadores para veículos elétricos é regulamentada por diversas normas técnicas que visam garantir a segurança e eficiência dessas instalações. As principais são:

  • ABNT NBR 17019: Estabelece os requisitos para instalações elétricas fixas destinadas a fornecer energia elétrica a veículos elétricos. Ela complementa a NBR 5410, abordando aspectos específicos para pontos de recarga, como esquemas de aterramento e proteção contra choques elétricos.
  • ABNT NBR 5410: Trata das instalações elétricas de baixa tensão, definindo condições adequadas para o funcionamento seguro de instalações elétricas com tensão até 1000V em corrente alternada e 1500V em corrente contínua.
  • ABNT NBR 14039: Para instalações elétricas de média tensão. Estabelece requisitos para projetos, execução e manutenção de instalações com tensões superiores às cobertas pela NBR 5410.
  • ABNT NBR IEC 61851: Especifica os requisitos para equipamentos de carregamento de veículos elétricos, incluindo modos de carregamento e características de segurança.
  • ABNT NBR IEC 62196: Define os padrões para plugues, tomadas e cabos utilizados no carregamento de veículos elétricos, assegurando compatibilidade e segurança nas conexões.
  • ABNT NBR 13570: Seu objetivo principal é orientar o uso racional de energia, promovendo práticas que reduzam o consumo sem comprometer o conforto e a funcionalidade das edificações. Contribui para a sustentabilidade e economia de energia, sendo fundamental em projetos que buscam certificações de eficiência energética, como o Selo Procel Edificações.

 

 

Os carregadores de veículos elétricos funcionam convertendo a energia elétrica da rede para um formato adequado às baterias dos veículos. Existem diferentes tipos de carregadores:

  • Carregadores Lentos (Modo 2): Utilizam uma tomada comum e fornecem potência limitada, resultando em tempos de recarga mais longos, geralmente entre 6 a 12 horas.
  • Carregadores Semirrápidos (Modo 3): Instalados em locais específicos, como estacionamentos e condomínios, oferecem potências entre 7,4 kW e 22 kW, permitindo recargas em aproximadamente 2 a 6 horas.
  • Carregadores Rápidos (Modo 4): Utilizam corrente contínua e potências elevadas, possibilitando recargas de 80% da bateria em cerca de 30 minutos. São comuns em rodovias e postos de combustível.

Fonte: solucoes.edp.com

A Inforrede está pronta para ser a sua parceira para a instalação e manutenção de carregadores de veículos elétricos. Entre em contato.

 

 

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