Uma pesquisa da Kaspersky Lab, empresa de tecnologia russa que atua em vários países e é especializada na produção de softwares de segurança, divulgou que 49% das empresas brasileiras não estão se preocupando em realizarem backup dos seus dados.
O estudo mostrou ainda que apenas 41% delas, contam com alguma cópia de segurança de suas informações, mas que o fazem em PCs da própria empresa, o que não é nenhum pouco recomendável, por estarem expostos da mesma forma que os servidores locais.
A Kaspersky alerta para os principais riscos de uma empresa operar dessa forma, onde facilmente os dados podem ser perdidos, seja por erros simples como o administrador deletar acidentalmente algum arquivo, mal funcionamento do sistema ou falha de algum dispositivo, além de uma invasão ao sistema, o que inclusive, tem acontecido com grande frequência às empresas.
Segundo especialistas de TI, este estudo mostra na prática como ainda existe um despreparo por parte de alguns empresários e gestores de empresas, que é a valorização dos dados gerados por seus negócios, essenciais hoje para promoção de insights.
Afirmam também que há um desconhecimento destes executivos das novas tecnologias, como do backup em nuvem, por exemplo, que pode solucionar facilmente esta situação com a programação de backups automáticos de seus sistemas, e impedir que sua empresa fique a mercê das diversas possibilidades que podem leva-la a perda de todos os seus dados e informações.
O backup, seja ele convencional ou em nuvem, é uma ação básica para o funcionamento da empresa, principalmente em tempos de transformação digital, onde as empresas estão cada dia mais sendo geridas pelas informações obtidas por meio do cruzamento dos dados, o chamado data Driven.
Para ficar por dentro das principais notícias de TI e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Equipe de comunicação Inforrede