Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas mostra crescimento das empresas que investiram em tecnologia, onde para cada 1% de aumento na proporção do investimento, o lucro apurado em um período de dois anos ficou na média de 7%.
De acordo ainda com o estudo, as empresas brasileiras de médio e grande porte estão gastando em torno de 7,7% de seus faturamentos líquidos, em tecnologia. Um percentual maior do que o de três anos atrás, mas ainda abaixo do ideal.
Segundo especialistas, embora o número de crescimento das empresas brasileiras ainda seja baixo, em comparação ao que as empresas do exterior estão investindo, este índice já sinaliza um crescimento e que promete subir.
A pesquisa revelou ainda que cerca de 70% das empresas que estão em processo de renovação estrutural, pretendem introduzir tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Realidade Aumentada em seus negócios.
Isso porque, cada dia mais estas tecnologias estão sendo adotadas e utilizadas pelos chamados consumidores digitais, que abriu um novo meio de vendas e negócios.
Segundo a Gartner, pelo menos 100 milhões destes consumidores farão compras em ambientes de RA (Realidade Aumentada), o que justifica o investimento neste tipo de tecnologia pelas empresas.
Por isso, é necessário que as empresas também façam investimentos em suas infraestruturas de rede, hardwares e sistemas, assim como segurança digital. Ou seja, a adequação digital da TI de sua empresa.
Segundo Ricardo Villate, Vice-Presidente da IDC América Latina, o Brasil investiu entre 2020 e 2021, mais de R$ 20 bilhões em infraestrutura da Tecnologia da Informação e R$ 17,2 bilhões em Telecomunicações, que são a infraestrutura base para implantação de toda tecnologia.
Deseja ter mais informações sobre tecnologia da informação? Acompanhe também nossas redes sociais e fique sempre por dentro.
Equipe de comunicação Inforrede