Wi-Fi: origem e vantagens do sistema que revolucionou a internet

Compartilhe:

O Wi-Fi tornou-se um item indispensável para nossa comunicação e interação com o mundo, transformando-se em um sistema comum em escritórios, restaurantes e em nossas casas.

Garantindo a conexão dentro de locais onde o sinal das operadoras de telefonia muitas vezes não é bom, o Wi-Fi surge como a solução ideal para manter-nos conectados com a internet e continuarmos utilizando nossos Smart phones e outros dispositivos, com toda comodidade.

No artigo de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre as origens deste sistema e de quão importante ele continua sendo para a comunicação, trabalho e entretenimento de milhares de pessoas.

Origem do WI-Fi

 

O Wi-Fi é um sistema que utiliza as velhas e conhecidas ondas de rádio, não apenas mais para receber os tão conhecidos sinais sonoros nos aparelhos radiofônicos, mas também para enviar dados de voz, vídeo ou qualquer outro tipo de arquivo.

No passado tiveram muitas formas de utilização das ondas de rádio para controle ou condução de algo, como foi o caso de torpedos de submarinos na segunda guerra, que eram controlados remotamente para alvejarem seus inimigos com maior precisão.

De lá para cá, muitas outras tecnologias utilizaram as ondas de rádio, mas só em 1991 as empresas AT&T e NCR criaram o precursor do Wi-Fi, que conectavam e recebiam os dados que eram inseridos em caixas registradoras, recebendo o nome de WaveLan.

Mas foi a Wireless Ethernet Compatibility Alliance, hoje (Wi-Fi Alliance), formada por seis empresas em 1999, que deu origem ao WI-FI como conhecemos atualmente.

A princípio, divulgou-se a ideia de que o nome era derivativo do Hi-Fi (abreviatura famosa em inglês para “High Fidelity”, que significa alta-fidelidade), um tipo de trocadilho sugestivo para Wireless Fidelity, ou seja, fidelidade do sinal sem fio.

Porém, em 2005 Phil Belanger, membro fundador da Wi-Fi Alliance, revelou que a palavra não significava absolutamente nada, nascendo simplesmente como resultado de uma reunião estratégica de marketing, uma decepção para muitos.

Phil afirmou que era preciso dar ao sistema um nome mais atrativo do que o nome técnico “IEEE 802.11 b Direct Sequence”. Assim, a agência de marketing contratada para o lançamento do novo sistema, sugeriu 10 nomes, sendo WI-FI o vencedor.

Como sabemos, o sistema foi um sucesso, tendo sido aprimorado ao longo dos anos, como é o caso hoje do “Wireless 6”, última versão deste sistema que opera com maior capacidade de transmissão e segurança dos dados transmitidos por ele.

Vantagens da conexão Wi-Fi

 

Com os costumes da vida moderna que nos torna cada vez mais dependentes da tecnologia e do acesso a internet, a rede Wi-Fi trouxe uma grande comodidade para milhões de usuários, como veremos a seguir:

Mobilidade

 

Antes do Wi-Fi, só era possível conectarmos à internet via cabo, indispensável e confiável para muitos casos. Contudo, naquela época a conexão se limitava apenas aos ambientes que possuíam estes terminais.

Com o surgimento do sistema Wireless e dos dispositivos que utilizam esta tecnologia para conexão, a vida das pessoas tornou-se mais prática, por não obrigá-las a estarem plugadas em todo tempo a um cabo, mas de qualquer lugar que o sinal alcançar.

Produtividade

 

O fato de os usuários terem a liberdade de se locomoverem e ainda assim estarem conectados a um sistema ou a internet, contribui em larga escala para a produtividade de uma equipe de trabalho de uma empresa, por exemplo.

Por este motivo, muitas organizações não abrem mão de além dos terminais cabeados nas mesas ou estações de trabalho de seus colaboradores, disponibilizarem também o sinal Wi-Fi, para caso precisem se locomoverem dentro do escritório.

Infraestrutura reduzida

 

As configurações de infraestrutura e acesso ao sistema de informação variam de empresa para empresa, e em alguns casos, a utilização do Wi-Fi se mostra a opção ideal para a conexão.

Esta configuração de infraestrutura é muito comum, por exemplo, em salas de universidades que disponibilizam internet para seus alunos, ou em restaurantes, onde os garçons realizam os pedidos via aplicativos de tablets ou celulares.

Neste caso, a infraestrutura é reduzida pela eliminação dos vários terminais cabeados, exigindo apenas um único ponto de acesso para conexão do roteador, que é responsável pela emissão do sinal.

Custo/benefício

 

O simples feito de a tecnologia Wireless utilizar menor quantidade de cabos, assim como conectores, Hubs e outros, já tornam o sistema Wi-Fi muito mais em conta do que o de cabeamento, além do custo com a mão de obra para instalação e posterior manutenções.

Outro benefício do sistema Wi-Fi é o fato dele poder atender um número muito maior de usuários com um único equipamento, que no caso de uma rede de fio, usuários adicionais também exigiriam fiação adicional.

A Inforrede é especialista em desenvolvimento de projetos, instalação e manutenção de sistemas wireless para empresa. Entre em contato conosco e conheça mais sobre este e outros serviços.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO