Transformação digital: expectativa X realidade

Compartilhe:

Que a Transformação digital ganhou lugar de destaque pela expectativa de sucesso das corporações em todo o mundo, muitos gestores e empresários já sabem, mas a realidade é que muitos não estão sabendo por onde começar a executar tais mudanças em suas empresas.

O desejo de todo CEO hoje, sem dúvida, é inserir de vez sua empresa na era digital para dar a ela, a capacidade de ser inovadora através da tecnologia. Contudo, este desejo ainda é um objetivo um pouco distante, que vem esbarrando nas dificuldades do saber executar.

Afinal, como realizar mudanças profundas, como: melhorar a experiência do cliente, redução dos custos, aceleração do Go Market, ter uma logística mais eficiente e impulsionar as vendas, em curto e médio prazos?

Para que estes objetivos sejam alcançados, é necessário que o CIO (Diretor de Tecnologia da Informação), tenha bem definido em sua mente que a Transformação Digital é um processo que permite a modernização de todas as áreas da empresa, para automatizar processos, promover agilidade, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Por onde começar a Transformação digital?

 

Cultura organizacional

 

A transformação digital acontece a partir de uma mudança cultural da organização. Obviamente, não estamos dizendo que do dia para a noite, toda história e tradição da organização será jogada no lixo, e não é disso que se trata.

Estamos falando de inovar também nos métodos, e como as atividades diárias são executadas, tendo em vista novas práticas que já são aplicadas com sucesso por outras empresas.

Embora na prática isso não seja simples de fazer, além de precisar passar por muitos processos de planejamento e execução com erros e acertos, esta mudança é o primeiro passo no processo, que começa pela liderança da empresa.

Modernização tecnológica

 

O segundo passo para a transformação digital, é protagonizado pela equipe de gestão de TI, responsável por construir o caminho por onde todo o processo de inovação passará.

O papel do setor de tecnologia, que além de desenvolver uma infraestrutura moderna para suportar a demanda de novas tecnologias que rodarão no sistema, é de suma importância, pois ele é o meio por onde a inovação chegará até o usuário.

O profissional de TI

 

Na implantação da transformação digital, o profissional de TI passou a ter também a responsabilidade de planejar juntamente com os gestores da organização, as estratégias para execução do projeto, o que lhe dá a partir de agora, um novo perfil profissional.

Uma vez que as estratégias da organização foram estabelecidas, cabe aos especialistas de TI desenvolverem e implementarem os meios digitais que serão utilizados para alcançar os objetivos.

Desenvolvimento exclusivo, conforme perfil de cada empresa

 

O processo de transformação digital, a princípio, parece ser uma fórmula que está pronta e pode ser aplicada da mesma forma, em qualquer tipo de empresa ou negócio, de forma simples.

Porém, este conceito está errado, uma vez que as organizações possuem tamanhos, demandas, estruturas e objetivos diferentes, fazendo com que cada projeto de transformação digital seja concebido de forma exclusiva para cada empresa.

É importante entendermos que a Transformação Digital não é um produto e nem uma solução, mas um processo contínuo de inovação e adoção de novas tecnologias, aliadas a maneira de trabalhar, ou seja, a cultura e aos processos organizacionais.

Transformação vs. Execução

 

O motivo pelo qual muitos líderes estão encontrando dificuldades para executar o processo da Transformação Digital, está no foco, ou seja, apenas no desenvolvimento tecnológico da infraestrutura de TI, mas, que na verdade, é apenas o caminho por onde este processo passa.

Não se trata apenas de possuir uma tecnologia moderna, mas de como esta tecnologia vai ajudar sua empresa melhorar a sua forma de operar, seja nos processos administrativos, no marketing, na logística ou na experiência do usuário.

Captação de dados

 

O outro lado do processo de transformação digital, está no investimento em metodologias que promovam a colaboração, captação e o compartilhamento de dados entre equipes, parceiros, fornecedores e os próprios clientes.

Ao contar com uma metodologia de captação de dados e uma infraestrutura tecnológica moderna, a empresa pode agregar tecnologias, como a Inteligência Artificial e o Learning Machine, para processarem os dados com maior eficiência, dando a empresa outro nível de obtenção de informação.

Enfim, promover a transformação digital de uma empresa é um processo complexo, mas não impossível, e que traz muitos benefícios, sendo o maior deles, permitir que a organização se prepare para o competitivo futuro digital.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO