O monitoramento de Ti é um importante serviço para as empresas que não possuem uma equipe de TI local, mas desejam manter o bom desempenho de sua infraestrutura de TI.
Este é um serviço adotado por muitas empresas, como opção para manter a performance dos sistemas de informação, sempre assistido por profissionais.
No artigo de hoje, iremos mostrar alguns dos benefícios de contratar este serviço, que é amparado por um planejamento técnico de uma equipe especializada, para assegurar o funcionamento de todo sistema de informação.
O que é o monitoramento de TI?
O monitoramento de TI se trata de uma ação gerencial da infraestrutura de informação da organização por uma empresa especializada, que realiza o acompanhamento remoto de toda a rede e sistemas da corporação.
Através dos computadores da empresa contratada, por onde também os técnicos realizam o monitoramento do sistema, é possível identificar falhas antecipadamente, realizar análises, obter resultados e executar as intervenções em tempo real para correções.
Benefícios do monitoramento de TI
Em tempos de transformação digital, onde, a partir de agora, tudo passará pelo sistema de informação das empresas, não há como dar espaço para vulnerabilidades dos sistemas de informação.
Portanto, um monitoramento profissional aplicado para qualquer empresa, pode gerar benefícios e resultados interessantes.
Estabilidade e constante funcionamento do sistema
A parada repentina do sistema de toda empresa, conhecida também por “queda do sistema”, pode provocar grandes prejuízos, além dos aborrecimentos comuns de interrupção dos trabalhos.
Todo sistema dá sinais de mau funcionamento antes de cair. Assim, uma empresa que possui seu sistema monitorado constantemente, diminui bastante a chance de passar por este tipo de problema.
Equipamentos sempre atualizados
Por meio do monitoramento de TI, os técnicos conseguem identificar quando determinados equipamentos ou hardwares estão chegando ao fim de suas vidas úteis, pois não estão rendendo o necessário e precisam serem substituídos.
Este é outro ponto a favor do serviço de monitoramento, por permitir que o sistema mantenha seus hardwares e softwares sempre renovados, oferecendo maior rendimento e eficiência para seus usuários.
Identificação de possíveis problemas
Com o serviço de monitoramento de TI, os profissionais conseguem ter uma visão ampla do funcionamento de todo o sistema, conseguindo, inclusive, prevenir algum problema e evitar uma pane.
Identificado a possibilidade de problema no sistema, é possível estabelecer um plano de ação, também chamado de plano de riscos, que tem o objetivo de orientar a equipe de suporte com maior precisão à origem do problema.
Equipe de especialistas cuidando do seu sistema
As equipes que realizam o serviço de monitoramento de TI, são especializadas e estão sempre atualizadas, além de possuírem larga experiência neste tipo de trabalho.
Neste aspecto, estes profissionais se destacam, por exemplo, na rapidez em solucionar problemas, que além da experiência, estão em constantes treinamentos pelas empresas fabricantes de equipamentos.
Economia de tempo e recursos
Ao proporcionar melhor planejamento, atualizações e manutenções da infraestrutura do sistema da empresa, o monitoramento de TI oferece uma ótima relação de custo/benefício para a organização.
Este fato se dá exatamente pela prevenção de falhas ou interrupções do sistema, minimizadas por este tipo de serviço, além de manter o seu funcionamento sempre com ótimo desempenho, o que reflete também na produtividade das equipes de trabalho, por poderem contar com um sistema mais rápido para processamento das informações.
Deseja ter mais informações sobre o serviço de monitoramento de TI? Entre em contato conosco e converse diretamente com nossa equipe de especialistas. Será um prazer falar com você.
A Inforrede possui mais de 20 anos de experiência em TI, tendo atendido diversas empresas públicas e privadas em todo o Brasil.
Equipe de comunicação Inforrede