Manutenção preventiva em TI: entenda a sua importância

Compartilhe:

Como todo tipo de equipamento, seja ele mecânico ou eletrônico, os dispositivos que compõem o sistema de informação de uma empresa precisam de manutenções preventivas e também corretivas, no caso de alguma pane.

Neste caso, inclusive, o sistema de informação da empresa é muito exigido, pois permanece em constante uso, onde o Data Center, por exemplo, nunca desliga tendo que permanecer resfriado durante todo seu funcionamento para não superaquecer e danificar seus componentes.

Mas a principal missão da manutenção preventiva em TI é evitar que os departamentos da organização, dentre eles a produção industrial, fiquem parados por causa de uma pane do sistema.

Por isso, no conteúdo de hoje iremos falar sobre a importância da manutenção preventiva em TI. Acompanhe.

A importância de uma infraestrutura moderna para as empresas

Em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo, muitas empresas entenderam que investir em tecnologia com uma infraestrutura moderna, trazem resultados acima da média em relação ao modelo tradicional de negócio.

Com esta informação em mãos, as organizações iniciaram uma corrida rumo a transformação digital dos seus negócios para se manterem no páreo comercial diante da concorrência que não para de inovar.

Contudo, para que as estratégias digitais da empresa funcionem, é necessário que haja uma infraestrutura de TI estabelecida corretamente e em constante monitoramento para suportar a demanda, e ter a capacidade de processar os milhares de dados gerados atualmente.

Consequentemente a isso, existe a necessidade de se manter esta infraestrutura apta e funcionando, ou seja, sendo acompanhada de perto por especialistas realizando a manutenção preventiva em TI, evitando que surjam problemas inesperados.

Maior performance e maior produtividade das equipes

Um dos grandes objetivos da manutenção preventiva em TI, é garantir maior performance dos equipamentos e softwares, para uma utilização rápida e eficiente de todos os colaboradores da organização.

Com melhor performance dos equipamentos, o resultado vem em forma de menor tempo de trabalho, serviço com mais qualidade, ou seja, mais produtividade das equipes de trabalho.

Rede mais segura

Uma falha na segurança de dados pode causar graves impactos para a empresa, inclusive, na sua imagem diante do mercado. Por isso, a segurança da rede e dos dados é outra grande preocupação no contexto corporativo.

Quando a manutenção não é realizada de forma preventiva, o sistema pode ficar exposto a vulnerabilidades por longos períodos de tempo, tornando-o suscetível a ataques cibernéticos, mostrando mais uma vez a importância em realizar a manutenção constante e preventiva de sistemas de segurança para evitar esse tipo de risco.

Mais economia

Através da manutenção preventiva em TI, problemas podem ser detectados e corrigidos rapidamente, evitando que evoluem para problemas mais graves e mais caros de serem consertados.

Ao identificar e corrigir problemas antecipadamente no setor de tecnologia da informação, o recurso disponibilizado para realização do serviço preventivo é muito menor do que quando ocorre uma queda do sistema e, consequentemente, a paralização para sanar o defeito.

Por este motivo, mesmo que sua empresa ainda não possua uma equipe interna para operar preventivamente, ainda assim, os custos são menores quando este serviço é realizado por uma empresa terceirizada para monitorar seu sistema.

Vantagens da terceirização para manutenção preventiva em TI

Uma das grandes vantagens em contratar uma empresa para gerir e prestar suporte de Ti, está na capacidade, experiência e especialização da equipe técnica que estas empresa possuem em seu quadro.

De outra forma, a empresa terá que contratar um profissional toda vez que tiver um problema na sua infraestrutura, tendo assim um custo muito alto para a reparação.

No caso do suporte terceirizado de manutenção preventiva em TI, a empresa contratada possui um conhecimento prévio do sistema da empresa cliente, o que facilita a identificação de um problema, caso ele aconteça.

Equipe sempre atualizada

Além da larga experiência que as equipes das empresas que prestam suporte de TI possuem, existe ainda o fator que eles estão em constantes treinamentos oferecidos pelos fabricantes e fornecedores dos equipamentos, para os técnicos.

Estes profissionais são periodicamente submetidos a programas de capacitação para que tenham habilidade de manter sempre atualizadas as tecnologias utilizadas nos sistemas. Este fator permite que as empresas clientes estejam envolto em um ambiente sempre atualizado e consequentemente, mais seguro.

Deseja ter mais informações sobre manutenção preventiva em TI para sua empresa? A Inforrede possui a solução ideal para o seu negócio.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO