Lucratividade: entenda como a tecnologia pode auxiliar sua empresa

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Em um mercado extremamente competitivo, as empresas acabam sendo obrigadas a fazerem alguns investimentos para conseguirem ter certas vantagens comerciais, na busca de maximizar suas vendas e aumentar a sua lucratividade.

Neste ponto também, as novas tecnologias tem sido um dos grandes aliados do setor de vendas, onde muitas ferramentas têm auxiliado na gestão deste setor, proporcionando diversos benefícios.

E, devido à propagação da transformação digital, muitas tecnologias se tornaram mais acessíveis, contribuindo para que as organizações possam adotar estratégias que contribuam para alcançar resultados mais satisfatórios.

Assim, no conteúdo de hoje iremos dar dicas sobre como a tecnologia tem auxiliado as empresas, e como elas podem contribuir para uma maior lucratividade. Acompanhe!

Investir em tecnologia para aumentar a lucratividade da empresa

Adquirir alguns recursos tecnológicos pode parecer um grande investimento a princípio, mas é preciso conhecermos bem o seu custo-benefício para que se possa chegar a uma resposta verdadeira.

Diante disso, listamos abaixo alguns exemplos de como a tecnologia pode contribuir para melhorar a gestão e aumentar a lucratividade da sua organização. Confira!

Comunicação para retenção

As redes sociais, amplamente utilizadas hoje, é um bom exemplo para podermos ampliar nosso entendimento quanto a utilização de ferramentas tecnológicas para ajudar a aumentar a lucratividade de uma empresa.

Elas são, sem dúvida, um ótimo meio para a empresa melhorar o contato com o seu público, auxiliando na fidelização deste cliente e no fortalecimento da marca. Para tanto, é imprescindível que a empresa possua um atendimento exclusivo para este canal.

Neste universo da comunicação, outra opção tecnológica que visa manter um contato mais próximo e personalizado com seu cliente, é o e-mail marketing, que pode ser acionado por software de automação, e interação através de tecnologias como a Inteligência Artificial, que respondem a situação, de acordo com as ações do cliente.

Para o setor de vendas, o software de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é indispensável, uma ferramenta que permite ao time de vendas da empresa acompanhar seus clientes durante toda a jornada de compra.

Ele auxilia na elaboração de ações estratégicas que lhes deem mais vantagens competitivas, permitindo interações personalizadas com cada cliente, conforme o seu perfil, através de informações do seu banco de dados.

Atendimento imediato

Quanto mais rápida for a resposta de uma empresa a um consumidor, mais pontos ela ganha com eles, porque os usuários valorizam muito a agilidade.

Isso pode ser observado quando lembramos que antigamente as pessoas iam às lojas para comprar um produto. Hoje em dia, eles conseguem o que querem com apenas alguns cliques.

Um dos fatores que impulsionou essa mudança de comportamento dos consumidores foi a internet. Por isso, é fundamental investir em tecnologias que otimizem esses processos na sua empresa e ofereçam melhores condições ao seu público, para que ele se sinta satisfeito.

Gestão de estoque

Em muitas organizações, gerenciar o estoque de forma inteligente é crucial. No entanto, muitas empresas não investem em formas de melhorar esse ponto. Com isso, comprometem seus lucros, assim como a produtividade.

Nesse momento, a tecnologia pode ser uma aliada, pois existem muitos sistemas de gestão de estoques como os ERPs, que fornecem informações em tempo real, valor de custo e rentabilidade de cada produto. Dessa forma, é possível considerar descontos para casos de compras de maiores quantidades, uma forma de agradar e fidelizar o cliente.

O ERP consegue centralizar os principais processos da empresa, integrando as informações que permitem ao gestor e demais colaboradores, gerenciar o setor de produção, estoque, vendas, fornecedores, clientes, finanças, contabilidade e recursos humanos.

Ou seja, todas as áreas da empresa compartilham informações em tempo real para seus administradores, que conseguem ter uma visão geral de tudo que está acontecendo na organização.

Gestão dos dados

A gestão dos dados se tornou fundamental para as empresas hoje, uma vez que as informações adquiridas deles, tem oferecido soluções estratégicas diante de situações desafiadoras, com grande percentual de sucesso.

Os dados conseguem fornecer aos gestores da empresa melhor visibilidade dos processos e resultados da organização, ou seja, uma nova forma de direcionar os negócios da empresa.

Estes direcionamentos, são obtidos através do seu tratamento, que é a capacidade de processamento destes dados, e que mais tarde se transformarão em insights.

As novas tecnologias vêm transformando as organizações de diversas formas.
Por isso, é interessante que os gestores preparem seus negócios para a transformação digital, sem a qual, será difícil permanecer.

Neste cenário, tecnologias como: Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina e Internet das Coisas (IoT) tem contribuído muito para ajudar a aumentar a lucratividade das empresas.

Diferente do que muitos gestores acham, estas tecnologias estão acessíveis a diferentes categorias e tipos de organizações, pelo fato de haver crescido o número de empresas que fornecem este serviço atualmente.

Todas estas ferramentas fazem parte da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que são todos os softwares e hardwares que oferecem automações ou outras funcionalidades, como otimizar o fluxo de comunicação da organização, para os colaboradores da empresa.

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Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

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