Em um mundo cada dia mais conectado e dependente de uma conexão rápida para realização de diversas tarefas, ter uma internet lenta pode trazer vários transtornos, além de muita irritação.
Uma coisa é este problema acontecer ocasionalmente, outra coisa é isso se tornar uma rotina, onde páginas e aplicativos não abrem ou downloads demoram demais. Saiba que um dos motivos que podem deixar sua internet lenta, é mais pessoas do que deveriam estarem utilizando sua rede Wi-fi.
A verdade é que isso pode acontecer mesmo que sua internet possua senha, pois existem formas sorrateiras de pessoas entrarem em sua rede Wi-fi sem que você saiba, e assim, deixar sua internet mais lenta.
Como descobrir se estão usando minha Wi-fi
Network Watcher
Para saber se mais alguém além de seu time do escritório, família, no caso de uma rede residencial, está logado em sua Wi-fi, existe uma ferramenta que pode ser instalada nas versões do Windows 10 e anteriores, e consegue identificar todos os dispositivos que estão conectados a sua rede.
A ferramenta que funciona como um utilitário, chama-se Network Watcher. Através dela, você consegue identificar todos os dispositivos conectados, além da marca do aparelho e até a data e a hora que se conectou.
Você pode baixar o programa na web através do endereço (www.nirsoft.net/utils/wireless_network_watcher. html), clicando no link que fica no fim da página.
Após o comando, o arquivo será baixado na sua pasta de downloads, mas estará compactado, portanto, será necessário descompactá-lo.
Ao extrair o arquivo, abra o programa e clique no aplicativo descompactado e ele imediatamente começará a identificar os dispositivos que estão conectados em sua rede, exibindo o endereço IP, nome do dispositivo, endereço MAC, fabricante e o horário da conexão.
WIFI Guard
É possível encontrar o WIFI Guard em diversas plataformas para download. Após baixar e instalá-lo no seu computador, o primeiro acesso exigirá que você selecione o adaptador de rede do computador.
Depois, escolha aquele que traz o número de IP ao lado, que não é um adaptador virtual usado por VPN, então, clique em OK para avançar. Feito isso, clique em “escanear agora” para fazer a varredura na rede e encontrar os dispositivos conectados.
Um dos dispositivos sempre será o roteador e o outro o computador que você utilizará para realizar a busca. Para facilitara identificação, você pode visualizar os dispositivos pelo nome dos fabricantes, já que muitas pessoas não têm o costume de nomear seus dispositivos.
E por falar nisso, tanto utilizando o Network Watcher, quanto o WIFI Guard, uma dica é pedir para todos os usuários que utilizam sua rede Wi-fi nomearem seus dispositivos, para ajudar na identificação dos dispositivos que estão conectados na sua rede.
No celular
É possível também identificar quais dispositivos estão conectados a sua rede WI-FI, por meio do celular. Basta identificar o IP do seu roteador e os dados de login do dispositivo.
Abra o navegador do seu celular, digite o IP do roteador na barra de endereços e pressione enter para acessar o painel de controle do roteador.
Em seguida, aparecerá uma tela pedindo os dados de login. Encontre no menu do roteador a opção “LAN” ou “Wireless”, lá estarão as informações dos dispositivos.
Deseja ter mais informações sobre como ter uma rede eficiente e um sinal de internet estável para sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.
Siga também nosso Instagram para ser notificado sempre que publicarmos novos conteúdos.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede