Indústria 4.0: conceito e vantagens para as empresas

Compartilhe:

O termo Indústria 4.0 é um conceito que surgiu nos últimos anos para representar as principais inovações tecnológicas desenvolvidas em diversos setores da indústria.

Este novo conceito que foi idealizado por países mais desenvolvidos como Alemanha, Estados Unidos e Japão, representa a evolução dos sistemas produtivos que estão beneficiando a indústria em diversos aspectos.

Embora, a princípio, o termo sugira apenas uma inovação da produção por meio da robótica, a ideia vai além disso, dando as empresas subsídios de poderem captar a necessidade do público consumidor e desenvolver produtos específicos para eles.

Essa evolução só foi possível por causa do avanço da Tecnologia da Informação com a integração de sistemas, da Robótica, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Computação em nuvem.

Indústria 4.0 e a Inteligência Artificial

 

A Inteligência artificial tem participação fundamental na era da indústria 4.0, pela interação que ela permite que as pessoas tenham com seus dispositivos. Uma simples pesquisa no celular, tablet ou computador, é suficiente para que você comece a receber notificações sobre o produto que você manifestou interesse.

A Siri da Apple, Alexa da Amazon e o Google assitente são exemplos de como a Inteligência Artificial evoluiu e está acessível a qualquer pessoa que possua um Smart Phone com este recurso.

Esta tecnologia além de beneficiar o usuário com suas funções, também permite a captação e processamento das informações para os fabricantes, que recebem do sistema todas as coordenadas para o desenvolvimento de novos produtos.

Big Data

 

Seguindo a ideia do conceito, o Big Data tem papel fundamental neste processo, pois tem a capacidade de processar e gerenciar o imenso volume e variedade de dados, e resolver os problemas específicos de cada negócio.

Estas informações são tão numerosas, que um sistema tradicional de processamento de dados não consegue executar, principalmente, pelo uso de algoritmos e softwares de aprendizagem de alta performance, que tem a função de compilar e extrair informações.

Assim, um sistema de Big Data é essencial no conceito da Indústria 4.0, que tem a informação como centro do processo de desenvolvimento e produção.

Internet das Coisas

 

A Internet das Coisas é uma tecnologia que permite que toda a infraestrutura de objetos de produção interaja com outros aparelhos, por estarem conectados de forma eletrônica e inteligente.

O seu objetivo é conseguir maior eficiência na produção ao integrar maquinários, softwares, sensores e atuadores, podendo ser remotamente controlados e monitorados.

A capacidade dos aparelhos e máquinas de estarem integrados em rede não está limitado apenas para a indústria, mas também para dispositivos e aparelhos domésticos.

Além da Smart TV, já existem eletrodomésticos como geladeiras, máquinas de lavar, cafeteiras e fornos de micro-ondas que se conectam a internet e podem ser acessados por meio de aplicativos de celulares para realizarem suas funções.

Computação em nuvem

 

Também conhecido como Cloud Computing, são os serviços de armazenamento do banco de dados de uma empresa em servidores internacionais, que são acessados pela internet.

O Cloud Computing permite que, independente onde o colaborador de uma empresa esteja, se ele tiver acesso a internet, poderá acessar de forma segura as ferramentas e dados para desenvolver seu trabalho.

Este recurso tem permitido que empresas sejam mais flexíveis quanto a localização de escritórios, sem que todos os setores (produção e administração) estejam no mesmo local. O mesmo acontece com o Data Center.

Integração de sistemas

 

Esta é sem dúvida a marca que está diferenciando esta nova etapa na indústria 4.0, onde tudo conversa com tudo. Ou seja, a união de diferentes produtos, softwares e sistemas de computação que conseguem interagir.

Para as empresas, por exemplo, esta solução facilita na tomada de decisões rápidas, pelo fato de que todo aparelho está integrado ao sistema, e assim, pode ser monitorado a distância e sem a necessidade de verificações presenciais.

Isso só é possível, pela conexão que permite a transmissão em tempo real das informações sobre o processo produtivo de um setor, ou de uma máquina específica.

Benefícios da Indústria 4.0

 

Segundo o site Portal da Indústria, com o uso destas diferentes tecnologias, a Indústria 4.0 está maximizando o lucro das empresas que a utilizam, na média de 22%, pela nova capacidade produtiva.

Embora esta não seja a realidade das pequenas e médias empresas no Brasil, muitos empresários já estão buscando informações sobre o assunto, ao passo que esta realidade deve mudar rápido por aqui.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Accentury, a implementação das tecnologias ligadas à Internet das Coisas, por exemplo, irá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente 39 bilhões de Dólares até 2030.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO