A gestão estratégica de TI das organizações tem ganhado cada dia mais relevância no planejamento dos negócios das empresas em todo o mundo.
Este fator se dá pelo avanço tecnológico e a dependência cada vez maior das empresas em relação aos sistemas de informação, que gerem os diversos setores das organizações e que as tornam cada vez mais produtivas.
Diante disso, no artigo de hoje iremos falar sobre a importância da gestão estratégica de TI para as empresas do século 21. Acompanhe!
Entendendo a gestão dos serviços de TI
A gestão dos serviços de TI é um conjunto de práticas, processos e políticas que tem o objetivo de planejar e controlar as operações e as informações de uma organização, por meios tecnológicos desenvolvidos para esses fins.
Este processo envolve a gestão de capacidades, incidentes, mudanças, disponibilidade e segurança dos sistemas, e sobretudo, dos dados, que são motivo para toda a infraestrutura existir.
Assim, uma empresa que possui uma infraestrutura de rede eficiente e segura, consegue entregar maior produtividade aos seus colaboradores.
Importância estratégica
A importância de uma gestão estratégica de TI tem ficado cada vez mais claro para os administradores e executivos das organizações, pelo seu papel fundamental no sucesso dos negócios.
Este sucesso é resultado das melhorias nas práticas operacionais, que promovem maior eficiência operacional, garantindo aos usuários dos sistemas economia de tempo e recursos para realizarem seus trabalhos.
Do ponto de vista operacional, a gestão estratégica de TI contribui para um sistema com menor índice de incidentes e problemas, garantindo a organização uma redução nas interrupções nos serviços disponibilizadas pelo TI.
Isso só é possível, porque existe um gerenciamento proativo para uma melhoria contínua do sistema, através do uso de métricas e indicadores, gerando um relatório que mostra as áreas de melhoria ou o que pode ser melhorado, garantindo um aprimoramento contínuo da qualidade dos serviços de TI em toda empresa.
Alinhamento com os negócios
Um dos principais destaques hoje para a gestão estratégica de TI das organizações, está no seu alinhamento com os negócios, permitindo que elas se destaquem no seu mercado de atuação.
Isso acontece quando o setor de TI compreende as necessidades essenciais do negócio, que vai além de suportar as tradicionais demandas, mas de conseguir também inovar através de soluções que facilitem o uso dos recursos digitais por seus colaboradores e clientes.
Este objetivo tem sido um dos principais investimento nos últimos anos por muitas organizações, que entenderam que através do tratamento dos dados, por exemplo, serão capazes de obterem informações específicas e precisas, e assim apresentarem soluções e inovações aos clientes da empresa.
Como vai a sua infraestrutura de TI?
Como o conceito de gestão estratégica de TI da empresa é novo para muitos empresários, é comum encontrar este setor bastante defasado tecnologicamente em muitas organizações.
Nestes casos, é importante realizar uma avaliação geral do setor. O mais indicado é a contratação de uma empresa terceirizada e especializada, para ter uma visão fora da caixa, além de possuírem mais experiência no assunto.
Dentro desta premissa, podemos afirmar que quanto mais desenvolvida tecnologicamente uma empresa for, mais a frente ela estará no que diz respeito a produtividade e desempenho, por isso, muitos empresários estão buscando ou investindo na transformação digital de seus negócios.
Para entendermos como funciona este processo, precisamos começar pelo básico, que é a infraestrutura de transmissão da informação da empresa, ou seja, tudo que compreende a parte física, como: Data center e servidores, cabeamento e computadores.
O tamanho da infraestrutura vai variar de empresa para empresa conforme suas necessidades. Contudo, possuir bons equipamentos para o armazenamento, processamento e transmissão dos dados é essencial neste processo.
Deseja ter mais informações sobre gestão estratégica de TI para sua empresa?
Entre em contato conosco por um de nossos canais de atendimento ao cliente, e converse com nossos especialistas no assunto. Será um prazer poder te atender.
Acompanhe também nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece na Inforrede.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede