Manter uma gestão de TI eficiente, sempre foi um grande desafio para os líderes de TI das empresas, principalmente pela importância deste setor para o funcionamento e desempenho da organização.
Assim, no artigo de hoje, vamos mostrar algumas dicas que podem ajudar a otimizar a gestão de TI de sua empresa. Acompanhe!
Estabeleça métricas
Um dos primeiros pontos a serem observados em qualquer análise, deve ser conhecer os resultados anteriores ao desenvolvimento do trabalho de aperfeiçoamento, para que após realizado, seja possível mensurar os novos resultados a partir das informações obtidas anteriormente.
Por isso, o uso de métricas é tão importante, pois servem de base de comparação para a apuração dos resultados.
E com estes resultados em mãos, o líder consegue ter informações mais precisas, podendo estabelecer metas para a equipe.
Como efeito da adoção de métricas, o acompanhamento do rendimento da equipe pode ser mensurado, e consequentemente, os resultados do setor de TI serão mais relevantes.
Adote uma metodologia de trabalho
Seguir uma metodologia de trabalho no universo da Ti parece algo natural, mas por incrível que pareça, muitos gestores ainda pecam neste quesito não utilizando uma metodologia, ou então, misturam várias e acabam se perdendo no processo.
O ideal realmente é adotar uma metodologia, ou algumas poucas, mas que sejam de pleno conhecimento e domínio do gestor e da sua equipe, para que não haja dúvidas quanto a aplicação, procedimentos e técnicas na hora de realizar as intervenções.
Isso porque a metodologia vai te guiar na padronização das tarefas ou desenvolvimento de todo o projeto, que deve ser previamente escolhido de acordo com o perfil e a demanda da empresa.
Esteja sempre atualizado
A era da tecnologia que estamos vivendo está muito dinâmica, e as inovações não param de surgir. Por isso, cabe ao gestor de TI manter-se sempre atento e em constante atualização sobre as inovações tecnológicas do mercado.
Uma dica simples é seguir blogs ou revistas sobre gestão da tecnologia da informação, ou até participar de fóruns online, além de realizar cursos, participar de congressos, palestras entre outros. Esta atualização ajudará na gestão da TI da empresa dentro de um cenário mais atual.
Invista no capital humano
Gerenciar a área de TI não significa trabalhar apenas com computadores, softwares e equipamentos, mas, antes de tudo, trabalhar com pessoas, profissionais que muitas vezes precisam de incentivos e reconhecimento pelos seus esforços.
É importante que o gestor consiga entender as individualidades, capacidades e dificuldades de cada membro da equipe, para saber até que ponto ele pode exigir ou não deste colaborador.
Neste contexto, é importante também investir na capacitação de sua equipe, uma vez que quem põe a mão na massa mesmo são eles, portanto, precisam estar aptos para ao desempenho de suas funções, além de também estarem atualizados com as novidades do mercado.
Não tenha medo terceirizar serviços
Sabemos quão amplo é a área de TI, e que conhecer a fundo cada uma delas é inviável. Por isso, o gestor de TI precisa saber reconhecer a hora de chamar um profissional ou uma empresa especializada para cuidar de um assunto específico.
Um erro muito comum cometido pelos gestores está no fato de sempre tentarem realizar atividades que não fazem parte do seu core business. E quando isso acontece, na maioria das vezes, sempre termina com a contratação de uma equipe especializada para solução do problema.
Deseja conhecer mais sobre nossos serviços e especialidades de TI? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede