Gestão da TI: erros que sua empresa não deve cometer

Compartilhe:

A gestão da TI, ou seja, do setor de Tecnologia da Informação de uma empresa, costuma passar por algumas fases ao longo de sua operação, que pode variar conforme o início desta companhia.

Algumas nascem pequenas e costumam não possuir ainda um setor de TI, mas a medida que vão crescendo, percebem que precisam implementar este setor. Outras já nascem com a TI, mas também vão sentindo a necessidade de estruturarem melhor este setor tão estratégico para a companhia.

Neste processo, muitas delas acabam cometendo erros que são básicos, mas, muitas vezes fatais, que poderiam serem evitados se a empresa tivesse certas informações sobre a área, ou contasse com uma empresa especializada monitorando e fazendo a gestão dos seus sistemas.

Obviamente, existem vários problemas que podem emanar deste setor, mas aqui vamos listar apenas alguns, que caso sua empresa ainda não disponha de mão de obra especializada própria ou terceirizada para dar suporte, irão te ajudar neste processo. Acompanhe!

Falta de planejamento

O primeiro ponto não poderia ser outro se não o planejamento, ação fundamental para uma boa gestão da TI, uma vez que ele irá determinar ou pontuar as ações que precisam serem realizadas ao longo do andamento dos trabalhos, e que irão impedir que você esqueça de alguma tarefa pelo caminho.

Com um bom planejamento de TI em mãos, é possível determinar prazos, responsabilidades, recursos para o setor ou sistema, seja para ampliação ou ações recorrentes que não podem ser esquecidas.

Falta de acesso identificado

Indo em direção a parte mais prática, vamos entrar em uma questão muito comum, principalmente em micros empresas, que é a falta de acesso identificado de login dos funcionários nos sistemas.

Em um mundo que vive hoje da informação, com centenas de roubos de dados acontecendo todos os dias, possuir um login e senha para poder acessar os sistemas da empresa, é o mínimo que se deve ter, muito embora, apenas este tipo de segurança seja muito fraca para impedir um hacker de invadir seu sistema.

O ideal é possuir uma segurança com maior nível de força, que tenha códigos exclusivos para cada usuário autorizado, além de etapas de segurança mais elaboradas para acesso.

Falta de política de segurança

Este ponto segue a linha de raciocínio do ponto anterior, que irá dar ao sistema da empresa ainda mais força na segurança, ao criar protocolos que definem uma política de segurança que deve ser seguido a risco pelos colaboradores.

Basicamente, trata-se da criação de regras de uso, compartilhamento e armazenamento correto dos dados internos da empresa, assim como o controle de acesso as informações mais restritas da empresa.

Falta da rotina de backup do sistema

Este problema, sem dúvida, é o que acaba gerando mais problemas para uma empresa, caso ela não tenha a rotina de realizar backups do sistema, e por algum motivo, esta companhia perda todos os seus dados do servidor principal.

Como dissemos no início, um bom planejamento da TI irá prever a rotina de backup do sistema, que criará cópias de segurança para evitar problemas com a recuperação dos dados, evitando que a empresa fique parada por falta de informação.

Não agir preventivamente

Agir de forma preventiva no setor de TI é fundamental para evitar problemas internos e externos para a empresa, como paralisações na produção ou queda do sistema, com o risco de deixar todos os colaboradores da empresa parados.

Citando novamente o planejamento de TI, através dele podemos ter em mãos datas de substituições de equipamentos e peças, de acordo com seu tempo de vida útil especificado no memorial descritivo do sistema.

Estas e outras ações darão a infraestrutura da sua empresa, ainda mais eficiência ao sistema de informação, o que se transforma em maior produtividade para os outros setores da organização. Além de tudo isso, ainda tem o fato de que prevenir sai mais barato do que consertar depois.

Não investir no setor

A tecnologia, como sabemos, está sempre evoluindo, principalmente diante das novas demandas do mercado após o período de pandemia, que mudou algumas dinâmicas mercadológicas em todo o mundo.

Portanto, acompanhar e investir em tecnologia, não é mais apenas uma questão de praticidade para os colaboradores de uma empresas, mas de necessidade para se manter no páreo.

Está mais que comprovado que empresas que investem em bons sistemas, softwares, infraestrutura e, principalmente, em uma gestão da TI especializada, possuem vantagem tecnológica competitiva no mercado, se destacando frente a concorrência.

Não contar com mão de obra de TI especializada

Se sua empresa está mais adiantada em infraestrutura de TI, não ter mão de obra especializada, ou então, contar com este serviço apenas quando surge algum problema, você está incorrendo em um erro muito grande.

Como dissemos anteriormente, não agir preventivamente sempre sai mais caro, além de não ser nada estratégico para sua empresa não ter uma equipe própria ou uma empresa terceirizada, sempre aprimorando os recursos que um sistema de informação pode disponibilizar para o seu negócio.

Deseja ter mais informações sobre gestão da TI para sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.

Siga também nosso Instagram para ser notificado sempre que publicarmos novos conteúdos.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO