Firewall: como funciona e por que utilizá-lo

Compartilhe:

A alta conectividade que o mundo opera, fez com que os dados se tornassem ainda mais valiosos, aumentando o número de ataques cibernéticos em todo o mundo. Diante disso, o firewall passou a ter ainda mais relevância no cenário da segurança digital para as organizações.

Embora seja uma das tecnologias de proteção mais básicas, no sentido de ser a primeira barreira na linha de defesa na segurança da rede corporativa, sua utilização continua sendo fundamental diante dos constantes ataques cibernéticos às empresas.

Por isso, no conteúdo de hoje iremos falar sobre como o Firewall funciona e porque ele continua sendo de grande importância para as empresas. Acompanhe!

O que é o Firewall?

Com o uso constante da internet pelos colaboradores da empresa, acontece uma grande troca de informações entre os computadores da organização e os computadores externos, que podem enviar dados que contenham malwares.

Assim, o Firewall (muro de fogo), é a primeira camada de segurança de um sistema de proteção da rede corporativa, que controla e monitora todo o tráfego de entrada e saída das informações, baseando-se em parâmetros de proteção, pré-definidos pelo especialista de segurança.

Sua função é filtrar todos os dados que chegam na rede da empresa, para identificar e proteger de possíveis ações maliciosas que queiram invadir o sistema, realizando o bloqueio automático dos malwares e impedir seu acesso.

Estes malwares costumam estar disfarçados, sendo necessário uma atualização periódica do Firewall, para poder prevenir contra as novas modificações, e assim, manter o sistema da empresa atualizado e pronto para enfrentar estas ameaças.

Como funciona?

Ao agir como uma barreira entre as redes, o Firewall analisa se as mesmas são confiáveis ou não, em relação a navegação por um site da internet. Seu sistema de bloqueio automático age somente quando é identificado uma página suspeita, caso contrário, a página abre normalmente para o usuário.

Controlando quais informações podem entrar na rede privada, o firewall isola os computadores da web, inspecionando cada um dos pacotes de dados, conforme eles são enviados.

Esta inspeção é chamada de filtragem de pacotes, que são pequenas parcelas de informações enviadas de um computador para o outro, onde são decididas se a rede corporativa receberá ou não estas informações em seu sistema.

Essa análise é baseada em um conjunto de regras e direcionamentos de segurança previamente estabelecidas pelo especialista em cibersegurança da organização, ou por uma empresa contratada para realizar este trabalho.

Tipos de Firewall

Proxy

Este tipo de Firewall mascara o endereço de IP dos usuários e filtra os dados recebidos no computador. Uma das grandes vantagens deste modelo é que os dispositivos fora da rede corporativa, nunca são conectados diretamente ao sistema da empresa.

Inspeção

Este tipo de Firewall inspeciona de ponta a ponta o fluxo de dados, monitorando suas atividades desde o momento em que a conexão foi iniciada até o seu final.

Desta forma, o estado, o protocolo e outros aspectos dos pacotes de dados são inspecionados evitando o fluxo não autorizado de informações antes que as mesmas sejam enviadas ou recebidas.

Com foco em ameaças

Este modelo de Firewall é bastante completo, pois conta com todos os recursos dos outros Firewalls, e ainda fornece uma tecnologia avançada para detectar e intermediar ameaças cibernéticas, com uma identificação mais rápida e assertiva das atividades suspeitas.

Na prática, caso ocorra um ataque, esse tipo de Firewall reage instantaneamente para reduzir os danos aos sistemas da organização.

Deseja ter mais informações sobre o sistema de segurança Firewall? A Inforrede possui a solução de Appliance Firewall para empresas.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.

Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO