Possuir uma estratégia de TI é essencial para que qualquer organização consiga estabelecer o melhor caminho para alcançar seus objetivos, e ser mais eficiente nos seus investimentos em tecnologia.
Neste sentido, possuir uma estratégia de TI estabelece um roteiro claro para garantir que os objetivos de negócios da organização também sejam alcançados.
Por isso, no conteúdo de hoje iremos falar sobre a importância das empresas possuirem uma estratégia de TI. Acompanhe!
O que é uma estratégia de TI?
Uma estratégia de TI é um plano detalhado que descreve como a tecnologia é usada para apoiar e atingir as metas de negócios. Isso inclui como a organização gerencia seus recursos, equipamentos, infraestrutura e mantém seus sistemas de TI e aplicações.
A estratégia de TI leva em conta a proposta de negócios da empresa, e define as maneiras pelas quais a tecnologia se alinhará às necessidades e prioridades futuras do negócio.
Estabelecendo a estratégia de TI
Cada organização incluirá diferentes componentes na sua estratégia de TI, com base nos seus próprios objetivos. No entanto, este modelo de estratégia de TI serve como um bom ponto de partida para a maioria das empresas.
A estratégia deve fornecer uma breve visão geral da estrutura da estratégia de TI e seus principais objetivos, avaliando o estado atual da TI na organização, incluindo pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Faça um inventário dos sistemas, infraestrutura e processos de TI existentes. Em seguida, defina a visão de TI da organização para o futuro, incluindo metas específicas que darão suporte a essa visão.
Crie também um plano para atingir os objetivos de TI da organização, incluindo um cronograma para cada fase do roteiro, descrevendo a estrutura de governança de TI dentro da organização, que inclua políticas e procedimentos que serão implementados.
Mapear a estrutura da equipe que será usada para apoiar a estratégia de TI, também é muito importante, incluindo funções e responsabilidades principais dentro do departamento de TI.
Estabeleça um plano de recursos de TI, descrevendo o orçamento para sua estratégia de TI e um plano para adquirir e gerenciar recursos como pessoal, hardware, software e serviços.
Gerencie os riscos de TI, identificando os riscos associados à estratégia de TI e planeje como você irá gerenciar e mitigar esses riscos.
Certifique-se de que todos os colaboradores estejam cientes dos planos da empresa e dos resultados desejados, e para evidenciar este objetivo, ofereça treinamento e seja transparente sobre como a estratégia impactará as funções individuais, concentrando-se aos benefícios das mudanças.
Não tenha medo de utilizar mão de obra terceirizada, na maioria das vezes determinados serviços e especialidades são melhores executados por uma empresa especializada, por possuírem maior experiência e domínio da área.
Por fim, determine as métricas de desempenho e a estrutura de relatórios que serão usadas para medir o sucesso da estratégia de TI.
Exemplos de estratégia de TI
Além de uma estratégia geral de TI, pode ser preciso empregar projetos específicos ou estratégias de TI baseadas em objetivos em diferentes estágios do desenvolvimento do seu negócio.
Estas estratégias podem ser de Transformação Digital, Estratégia de Modernização de TI, Estratégia que prioriza a nuvem, Estratégia de segurança, Estratégia Ágil de TI, dentre outras conforme o objetivo estabelecido pela gestão.
Uma estratégia de TI bem elaborada, irá ajudar sua empresa a responder mais rapidamente às mudanças nas condições do mercado e às necessidades dos clientes.
O planejamento da estratégia de TI, não é uma tarefa simples para a organização e tem seus desafios, mas seu resultado a médio e longo prazo são surpreendentes, e valem a pena todo o caminho percorrido.
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Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede