Um estudo realizado pela Logicalis durante o IoT Snapshot 2024, revelou que mais de 70% das empresas brasileiras não possuem uma equipe dedicada ou profissionais especialistas em IA (Inteligência Artificial), para atuarem internamente.
A pesquisa também revelou que apenas 23% dos profissionais de TI das organizações estão preparados para usar a tecnologia, ou seja, existe um déficit no conhecimento destes profissionais quanto a tecnologia de IA.
De acordo com os especialistas, este cenário se repete também em toda América Latina onde o índice de conhecimento da tecnologia de IA cai para apenas 15% dos profissionais de TI.
O estudo apresentou ainda uma análise sobre algumas limitações para a adoção da tecnologia, sendo resistência à mudança e viabilidade financeira os dois principais, ambos com 36%, seguidos por escassez de mão de obra com 30%, e orçamento limitado 26%.
A pesquisa também conseguiu levantar outras informações quanto ao objetivo do uso da IA pelas empresas, que são: potencializar as análises estatísticas 47%, aplicar aos sistemas de negócio da empresa 46%, automatizar processos 43% e reforçar as iniciativas de segurança da informação 42%.
Segundo os especialistas, existe um movimento de certa parcela de profissionais de TI que estão buscando se especializarem em IA, mas que ainda está abaixo da demanda exigida pelo mercado, o que está permitindo abrir oportunidade para novos profissionais que se especializarem na tecnologia.
Além disso, a falta de mão de obra especializada nas organizações, abre oportunidade para empresas especializadas assumirem de forma terceirizada as demandas do mercado.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede