Endpoint security: o que é e como funciona?

Compartilhe:

Com o aumento da transformação digital das organizações, que é o número de empresas migrando para o digital e a crescente onda de ataques cibernéticos, ficou claro que apenas o uso de antivírus não está sendo suficiente para lidar com a complexidade das diversas ameaças presentes na web.

Diante deste contexto, o endpoint security (segurança de final do ponto), é uma alternativa altamente eficaz para ajudar a proteger redes corporativas acessadas via wi-fi por dispositivos como laptops, sistemas, smartphones, servidores, entre outros.

Assim, no conteúdo de hoje, iremos falar sobre como o Endpoint Security pode ajudar na segurança de rede no seu negócio. Acompanhe!

O que é endpoint security?

O endpoint security é um conjunto de práticas e tecnologias que protegem os dispositivos dos usuários finais, como desktops, laptops e telefones celulares contra a instalação de software malicioso e indesejado.

Com o uso frequente desses equipamentos no dia a dia das pessoas, é inevitável que eles fiquem vulneráveis aos diferentes tipos de ameaças presentes na web, e mesmo as redes corporativas não estão livres desses riscos, fazendo do endpoint security um importante ajuda.

Simplificando, são dispositivos que se conectam e se comunicam com uma rede, que podem ser computadores desktop, notebooks, smartphones, tablets, impressoras ou scanners, estações de trabalho, servidores, roteadores, switches, sensores inteligentes, entre outros.

Como funciona a segurança de endpoint?

A segurança de endpoint tem a missão de examinar arquivos, processos e sistemas em busca de atividades suspeitas ou maliciosas que possam transitar pela rede de um sistema de comunicação interno da organização.

Isso é feito por meio de uma plataforma de proteção de endpoint (EPP) nos dispositivos, para impedir agentes mal-intencionados de usar malware ou outras ferramentas para se infiltrarem em seus sistemas.

Uma EPP pode ser usada junto com outras ferramentas de detecção e de monitoramento para detectar comportamento suspeito e evitar violações.

A proteção de endpoint oferece um painel de gestão centralizada, o qual as empresas podem conectar à sua rede. O console permite que administradores monitorem, investiguem e respondam a possíveis ameaças cibernéticas.

Por que endpoint security é tão importante?

Mesmo com as verificações de segurança, identificações e permissões de acesso criadas para funcionários e visitantes de um prédio corporativo, por exemplo, ainda é possível que alguém não autorizado consiga se infiltrar, usando as permissões de outra pessoa.

A partir de então, o invasor terá acesso a dados trocados entre endpoints e a rede empresarial, realizando a instalação de softwares prejudiciais nos sistemas da organização ou obter amplo acesso a recursos críticos e aos dados.

Com as soluções de endpoint security atuais, que incluem o endpoint na nuvem ou o endpoint híbrido, que mescla a local com a nuvem, as empresas conseguem reduzir significativamente esses riscos.

As pesquisas mostram uma grande redução de invasões com o uso da tecnologia de segurança do endpoint, em comparação com as empresas que ainda não utilizam, o que torna esta ferramenta indispensável para toda organização.

Para mais informações sobre segurança de rede com o endpoint security para sua empresa, comércio ou indústria; entre em contato com nossa equipe comercial através de nossos canais de atendimento.

A Inforrede possui 25 anos de experiência e conta com uma equipe de TI altamente qualificada e atualizada para atendê-lo.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO