Um estudo mostrou que empresas brasileiras estão atrasadas na adesão da nuvem e ambiente híbrido, mas que muitas equipes de TI já estão utilizando mais de uma infraestrutura própria, como forma de melhorar o gerenciamento e armazenamento dos seus dados.
Segundo o estudo, apenas 39% das organizações participantes do ECI no Brasil, diversificam a infraestrutura de TI, o que está bem abaixo da média global de 60%, onde 79% ainda dependem exclusivamente de uma infraestrutura única de data center.
A pesquisa, que foi realizada pela Enterprise Cloud Intedex (ECI), mediu a progressão empresarial brasileira para a adesão da nuvem, revelando que as empresas no brasil reduziram o ritmo de migração para a nuvem, ou ambiente híbrido.
O estudo levou em conta as médias de outros países, mostrando claramente através de comparação, que as empresas nacionais estão atrás nesta pontuação atualmente, o que indica também que elas estão em fases iniciais na transformação digital.
Segundo especialistas de TI, o aumento da diversidade de infraestrutura de muitas empresas, já mostram a busca deste setor por uma melhor forma de gerenciar seus dados, o que acaba culminando na escolha pela nuvem ou uma solução híbrida.
Este fator é promovido pelo aumento no uso dos dados, que estão impulsionando as decisões gerenciais das organizações, onde a infraestrutura, segurança e a capacidade de recuperação destes dados, permitem uma soberania para a empresa.
Afirmam ainda que este é um caminho natural no processo de adoção da nuvem, onde a soma de fatores como: menor infraestrutura, maior capacidade de armazenamento, backup simplificado, melhores práticas de gerenciamento e a segurança dos dados, irão levar os profissionais de TI a buscarem esta solução.
A maioria dos gestores entrevistados (94%), afirmam que o ambiente híbrido oferece mais ferramentas e opções, em comparação a uma infraestrutura única, para gerenciar os dados de diversos ambientes, embora o ideal é possuir uma plataforma centralizada para ter uma visão geral na gestão do sistema.
Para ficar por dentro das principais notícias de TI e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede