Dia mundial da senha

Compartilhe:

O dia 5 de maio se tornou conhecido internacionalmente como o dia mundial da senha, uma data que foi idealizada pelo pesquisador de Segurança da Informação Mark Burnett no ano 2013.

De lá para cá, muitas Big Techs, em especial a Intel, que se interessou muito pelo assunto e ajudou a propagar a campanha logo no início, incentivando várias empresas em todo o mundo a adotarem a data como forma de lembrar seus usuários a reforçarem a segurança de seus dados.

A campanha sobre o dia mundial da senha se mostra extremamente pertinente, uma vez que muitos usuários ainda seguem utilizando de senhas muito fracas, conforme mostra uma recente pesquisa que indicou que a clássica 123456 continua liderando o ranking no Brasil e em outros 41 países.

Outro erro fatal cometido por muitos usuários está em utilizar números como datas de nascimento, números de identidade ou CPF em suas senhas, que embora sejam fáceis para decorar, são muito mais sensíveis para serem quebradas.

Por esse motivo, os especialistas em segurança digital alertam sobre o uso desta prática, pois os Hackers são capazes de quebrarem senhas fracas com menos de cinco segundos, inserindo os dados pessoais de suas vítimas em seus sistemas.

De acordo com os especialistas, da mesma forma como o usuário não gastou nenhum esforço em pensar em uma senha forte, há boas chances de que os hackers também não precisem de muito esforço para quebrá-las.

Ainda segundo os especialistas, algumas dicas simples podem ser utilizadas, como: evitar informações pessoais, fugir do genérico, evitar senhas únicas para diferentes sistemas, utilize símbolos, e por fim, quanto maior a senha melhor.

Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO