Os dados das empresas se tornaram um ativo valiosos nos últimos anos, principalmente, na era da digitização onde a informação extraída dos dados tem a capacidade de dar direcionamentos estratégicos para os gestores das empresas.
Por este e outros motivos, milhares de empresas em todo o mundo estão sofrendo com invasões, ataques e roubos de seus dados por hackers, mostrando uma evidente fraqueza na segurança digital das organizações.
Mas, quais medidas de segurança podem ser adotadas por uma empresa para que este problema não a atinja? Ou pelo menos, dificulte esta possibilidade? É o que vamos mostrar no conteúdo de hoje. Acompanhe!
Diferença entre dados e informação
Antes de entrarmos nas dicas de como melhorar a segurança dos dados da sua empresa, vamos esclarecer uma dúvida constante sobre dado e informação, ou seja, suas diferenças, que de certa forma, já foi falada no primeiro parágrafo deste conteúdo.
Indo direto ao assunto, podemos resumir toda a conversa dizendo que a informação é a extração de resultados por meio do tratamento ou do processamento destes dados
E são exatamente estas informações que tornam os dados hoje em dia, extremamente valiosos, tornando-os alvos dos criminosos cibernéticos.
Conscientize e treine seus colaboradores
O primeiro ponto a ser a bordado na busca de maior segurança dos dados de uma organização, sem dúvida, é conscientizar todos os colaboradores que esta é uma missão onde todos são participantes, e não apenas a equipe de TI da empresa.
Esta mentalidade deve se tornar parte da cultura organizacional da empresa, em que todos entendam a importância da adoção de certas práticas estabelecidas pelos especialistas em cibersegurança, e também, das graves consequências pelo não cumprimento das rotinas de seguranças.
Utilize filtros de IP
Seguindo uma ordem lógica em nossas dicas, podemos listar a utilização do filtro IP para evitar que algum colaborador acesse algum site inseguro e até os que são inapropriados em ambientes de trabalho.
Esta solução é muito recomendada para controlar o fluxo de dados de uma rede da organização, além de ser também um recurso de baixo custo para auxiliar no fortalecimento da segurança cibernética.
Utilize o VPN para os colaboradores que estão em home office
O sistema Net Private Virtual, ou VPN, sigla em inglês para Rede Privada Virtual, é um recurso que permite o acesso privado dos colaboradores aos sistemas da empresa, com maior segurança.
Este sistema é ideal para as organizações que estão operando home office, pois cria uma rede exclusiva para alguns dispositivos terem acesso aos sistemas da empresa com segurança de ponta a ponta.
O acesso via VPN pelo colaborador aos sistemas da empresa, garante uma conectividade confiável, assegurando a continuidade operacional dos serviços, protegendo as informações trocadas entre eles.
Apesar do sistema ter se popularizado nos últimos meses devido ao isolamento social, esta tecnologia é utilizada há muito tempo por muitas empresas, para garantir conexões seguras entre a sede e suas filiais e também para os executivos que estão sempre viajando.
Implementação de sistemas autônomos
Os sistemas autônomos são redes sob uma gestão comum, ou seja, possuem seus próprios prefixos de IP, que tem a capacidade de gerenciar o fluxo de dados a partir de uma política estabelecida, que define as regras de roteamento para a web.
Por este motivo, o provedor tem mais liberdade com o que deve ser feito com os IP’s, endereçando ou alocando estes endereços, dando ao provedor mais controle sobre o tráfego, identificando se são conexões privativas ou conexões com outros sistemas.
Quando se implementa um sistema autônomo, a empresa passa a ter uma infraestrutura mais robusta, gerando maior segurança, inclusive, quanto ao trânsito das informações que são garantidas pela redundância em caso de indisponibilidade da rede.
É um sistema comumente utilizado por bancos, companhias aéreas, hospitais e seguradoras, por não poderem ficar suscetíveis a quedas de conexão.
Utilize criptografias
A criptografia de dados tem se mostrado uma ferramenta eficaz no combate aos ataques hackers, criando mais uma camada de segurança no sistema pela dificuldade para a decodificação das informações.
Por este motivo, este recurso tem sido muito utilizado ultimamente também para o armazenamento de dados, que costuma espantar bastante os criminosos de plantão.
Plataformas nativas na nuvem
As plataformas nativas em nuvem se tornaram uma tendência, tendo sido implementada por muitas empresas de dois anos para cá, acompanhando o modelo da empresa distribuída, nas organizações que migraram para as plataformas em nuvem.
Ao usarem os principais recursos da computação em nuvem, a empresa passa a ter a sua disposição as principais soluções escaláveis e elásticas para a área de TI.
O aumento da mobilidade no uso por meio da internet, é um dos vários benefícios que a plataforma nativa na nuvem proporciona à empresa para a realização dos trabalhos, uma tendência que atende às novas demandas do mercado.
Deseja ter mais informações sobre como melhorar a segurança dos sistemas da sua empresa? entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer poder falar com você!
Para saber mais sobre assuntos de TI e tudo que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram e fique sempre por dentro!
Equipe de comunicação Inforrede