Computadores: como evitar o desgaste prematuro

Compartilhe:

Os computadores, PC`s e notebooks, se tornaram a principal ferramenta de trabalho para diversas profissões nos últimos 30 anos, por meio dos vários softwares existentes, que auxiliam seus usuários no desenvolvimento de projetos, gestão e na produtividade de seus trabalhos.

Tal importância também é considerada pelo setor de TI das empresas, que são os responsáveis por realizarem a manutenção destes equipamentos, e de tempos em tempos, realizarem a sua substituição.

A grande questão, no entanto, é que muitas vezes certos cuidados não são tomados pelos usuários dos computadores, fazendo com que sua substituição aconteça antes da hora prevista.

Por isso, no conteúdo de hoje iremos falar sobre a importância de cuidar e evitar desgaste prematuro dos computadores de sua empresa. Acompanhe!

O que é desgaste prematuro dos equipamentos?

O parque tecnológico de toda empresa é composto por computadores, impressoras, projetores, hardwares, e outros equipamentos, que possuem um ciclo de vida ou um tempo de vida útil.

Por isso, é importante conhecer e entender sobre a depreciação desses equipamentos, investindo de forma mais inteligente em sua substituição, caso necessário.

O desgaste destes equipamentos, refere-se ao tempo de vida útil, que naturalmente passam a ter menor desempenho, apresentando respostas mais lentas, e consequentemente, promovendo menor produtividade das equipes de trabalho.

Ao aprender a realizar uma gestão de depreciação de TI é fundamental, permitindo que a empresa não tenha gastos fora do tempo previsto para a compra de novos equipamentos.

O que causa o desgaste prematuro dos equipamentos?

Alguns fatores promovem o desgaste de computadores e equipamentos: o muito tempo de uso, o mal uso e um longo período sem uso. Isso significa que tanto os computadores ou equipamentos que são usados todos os dias, quanto os que ficam parados sem uso, sofrem com a deterioração pela ação do tempo.

Outro ponto importante é que os hardwares e softwares recebem constantes atualizações de seus desenvolvedores, fazendo com que rodem sem problemas ou bugs de erros.

Chegamos a conclusão então, que a deterioração dos equipamentos é uma circunstancia que acontece de qualquer forma, o que as equipe de TI das empresas precisam fazer é estarem atentas aos sinais, para não prejudicarem a produtividade dos colaboradores.

Segundo a estimativa, computadores e periféricos das empresas, possuem uma taxa anual de depreciação (DA) de 20%, e uma vida útil de 5 anos.

Contudo, cada empresa possui diferentes realidades, e pode fazer os próprios cálculos, considerando o custo de aquisição do equipamento (CA), valor residual (VR) e os anos de vida útil (AVU), seguindo a fórmula DP = CA – VR / AVU.

Como evitar a deterioração prematura dos equipamentos

Considerando que a depreciação dos equipamentos de TI é um processo que acontece com o tempo e uso dos computadores, controlar os ativos é uma boa forma para evitar grandes problemas e panes devido a aparelhos fatigados.

Conheça algumas dicas de como evitar que a depreciação interrompa ou diminua o trabalho da sua empresa.

Mantenha os equipamentos limpos e refrigerados

A limpeza externa e interna dos aparelhos é fundamental, portanto, além de limpar a parte externa dos equipamentos, deve-se também separar um tempo para checar os computadores e outros hardwares, checando se eles estão com poeira acumulada no seu interior. Obviamente, é um processo que precisa ser realizado por um técnico.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o ambiente em que as máquinas estão. Equipamentos eletrônicos devem ser mantidos em uma temperatura agradável, o calor extremo atrapalha muito o desempenho do computador, podendo reduzir sua vida útil.

Terceirização de serviços de TI

Atualmente existem muitas empresas especializadas em TI, e isso pode significar uma responsabilidade a menos para a gestão da empresa, deixando todo o parque tecnológico na mão de profissionais experientes e qualificados.

Sua empresa irá contar com a experiência que as equipes que prestam suporte de TI possuem, além do fator que eles estão em constantes treinamentos oferecidos pelos próprios fabricantes e fornecedores dos equipamentos aos técnicos.

Além disso, estes profissionais são periodicamente submetidos a programas de capacitação para que tenham habilidade de manter sempre atualizadas as tecnologias utilizadas nos sistemas.

Aluguel equipamentos

Outra alternativa que está se popularizando é o aluguel de equipamentos. Com isso, a empresa nunca precisa se preocupar em ter que lidar com grandes perdas no trabalho, caso um computador pife.

O aluguel atende às demandas da sua empresa, com número de equipamentos e renovação conforme acordado entre os profissionais que emprestam as máquinas e o seu negócio, tornando muito mais fácil a obtenção de um novo computador, caso algum imprevisto ocorra.

Dessa forma, pode-se entender como os ativos tecnológicos de uma empresa são importantes, mas, ao mesmo tempo, têm tempo de vida limitado, de forma que ao comprar um novo equipamento, atente-se ao seu uso e manutenção, procurando manter o controle da depreciação dos seus computadores.

Mantenha seus equipamentos sempre atualizados

A área da TI apresenta importantes transformações para os negócios, trazendo desde estratégias competitivas até tarefas básicas e essenciais para a empresa.

Por isso, acompanhar as evoluções das tecnologias é a base para compreender mais sobre o ciclo de vida útil dos equipamentos da sua empresa.

Deseja ter mais informações sobre serviços de suporte e manutenção de TI para sua empresa? A Inforrede possui mais de 25 anos de experiência no assunto.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer poder falar com você!

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO