Os computadores juntos com os servidores, data centers, cabeamentos e outros dispositivos, formam a rede do sistema de comunicação das organizações, também chamado de Infraestrutura de TI.
A modernização de todos estes componentes é importante para garantir uma boa velocidade e segurança na troca de informações, contudo, os computadores têm maior responsabilidade neste contexto, por serem eles que processam as informações através de seus softwares.
Por isso, no conteúdo de hoje iremos falar sobre como os computadores podem comprometer a segurança e a produtividade da sua empresa. Acompanhe!
Problemas ao trabalhar com computadores antigos
Baixa produtividade das equipes e estresse
Segundo um estudo realizado pela Dell Technologies, as empresas que utilizam computadores antigos gastam até 40% mais tempo na realização dos trabalhos diários, se comparado aos que utilizam computadores modernos e rápidos.
Esta mesma pesquisa mostrou que os profissionais que utilizam computadores eficientes, conseguem ser até 37% mais produtivos na execução de suas tarefas, resultando em maior aproveitamento em horas ao final do seu período de trabalho semanal.
Os resultados mostraram também que grande parte da lentidão na realização das tarefas são causados pelos softwares defasados, que combinados com um PC lento, acabam promovendo um considerável nível de estresse na equipe de trabalho.
Desta forma fica claro que em muitos casos a baixa produtividade das equipes, o que acaba também gerando o estresse deles, está ligado ao fato dos mesmos utilizarem computadores antigos ou que estão com problemas de desempenho no seu processamento.
Segurança em risco
Com o envelhecimento dos computadores, vem outro problema que é a falta da capacidade de atualização de seus sistemas operacionais, e como consequência, também não suportam as atualizações dos softwares instalados.
São estas atualizações que promovem os aprimoramentos dos softwares aumentando sua velocidade de processamento, corrigindo falhas de seguranças, dentre outros. Sua não atualização contribui para que o computador e toda a rede estejam mais vulneráveis a invasões.
Maior custo para o setor de TI
O computador como qualquer outro equipamento mais antigo, irá exigir maior frequência de manutenção ou reparos. Além de maior gasto com reparos, esta constante manutenção consome tempo que poderiam estar sendo investidos em outros projetos de melhoria para o setor de TI da empresa.
Outra questão que vem pesando muito no orçamento ao final do mês das organizações, é a sua eficiência energética, que está ligada ao consumo energético de seus equipamentos. Equipamentos mais novos, dentre eles os computadores, são desenvolvidos para consumir cada vez menos energia elétrica.
Menor competitividade no mercado
A transformação digital é uma realidade que está mudando a forma como as empresas desenvolvem, produzem e vendem seus produtos. As empresas que não investirem neste processo, irão ficar para trás, correndo o risco de fecharem suas portas.
Embora a transformação digital seja uma mudança que começa pela cultura organizacional da empresa, sua execução passa pela sua infraestrutura de TI e capacidade tecnológica.
Assim, quanto melhor for a infraestrutura para armazenamento, processamento e transferência de dados, maior sua produtividade, e consequentemente, mais competitiva a empresa se torna.
Como manter os computadores da empresa sempre atualizados?
O indicado é que uma equipe de TI esteja acompanhando constantemente o desempenho dos computadores da empresa, seja pelos profissionais internos de TI, ou através do Outsourcing de TI, que é a contratação de uma empresa especializada para atender todo o setor de TI da empresa cliente, um investimento com excelente custo/benefício.
Estes profissionais possuem parâmetros de referência para mostrarem quando os computadores e outros componentes do sistema da empresa, estão com desempenho abaixo do desejável.
Deseja ter mais informações sobre atualização da infraestrutura de TI para sua empresa?
Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede