Ciberameaças: 5% das empresas estão preparadas para se defenderem

Compartilhe:

Segundo um índice divulgado pela Cisco Cyberseurity Readiness Index, apenas 5% das organizações no Brasil estão preparadas para se defenderem das ciberameaças existentes no cenário digital atual.

O estudo foi baseado em pesquisa realizada com mais de 8 mil líderes empresariais e de segurança do setor de TI, onde os entrevistados indicaram quais soluções e recursos foram implantados e qual era o estágio da implantação na empresa.

Dessa forma foi possível classificar qual era o estágio de preparação contra ciberameaças de cada empresa, que foi estabelecido nos níveis Iniciante, Formativo, Progressivo e Maduro.

O índice avaliou a preparação das empresas em cinco pontos: Inteligência de Identidade, Resiliência de rede, Confiabilidade de máquinas, Reforço de Nuvem e Fortalecimento de IA.

O estudo mostrou também que além de 5% de empresas estarem prontas para enfrentar as ameaças atuais, 62% delas estão nos estágios de preparação Iniciante ou Formativo.

De acordo com os especialistas, as empresas possuem grande dificuldade em se defenderem contra a grande variedade de técnicas que vão desde phishing e ransomware até ataques em cadeia de suprimentos e engenharia social.

Esse desafio ainda é agravado pelos ambientes de trabalhos distintos, onde os dados são distribuídos por serviços, dispositivos, aplicativos e dezenas de colaboradores que utilizam seus sistemas.

Apesar disso, o estudo mostrou que 82% das empresas ainda se sentem moderadamente confiantes quanto a sua capacidade de se defenderem contra um ataque cibernético com a sua infraestrutura atual.

Segundo os especialistas, esta disparidade entre confiança e preparação sugere que as empresas podem ter perdido um pouco da sua capacidade de interpretar o real cenário de ameaças e não estar avaliando adequadamente a verdadeira escala de desafios que estão enfrentando.

Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO