Certificação do cabeamento: entenda sua importância para a empresa

Compartilhe:

A certificação do cabeamento de uma organização é a constatação de que o sistema de cabeamento estruturado de uma empresa, que são os condutores por onde trafegam os dados da comunicação corporativa, estão aptos à operarem.

Quanto maior as instalações prediais de uma organização, maior a quantidade de cabos que conectam seus computadores e sistemas, formando um emaranhado de cabos e equipamentos de comunicação, que precisam estarem organizados.

E, somente por meio da certificação do sistema de cabeamento, é possível garantir a organização, padronização e a identificação correta de cada cabo, um processo fundamental para o bom desempenho de todo sistema de rede.

Por isso, no conteúdo de hoje iremos falar sobre a importância da certificação do sistema de cabeamento estruturado de uma empresa. Acompanhe!

O que é a certificação do cabeamento?

A certificação dos cabos de rede consiste na identificação e a padronização dos vários cabos utilizados no sistema de cabeamento estruturado de uma organização, que são estabelecidos conforme o projeto do sistema de rede, para atender a demanda da empresa.

Para receber a certificação, são realizados testes de sinal chamado de “link”, onde são comparados com os resultados do desempenho estimado previsto nas normas técnicas, para cada tipo de cabo.

Desta forma é possível saber se aquela especificação de cabo instalado está correspondendo ou fornecendo dados dentro da especificação prevista na categoria que ele se encaixa.

Como é feita a certificação?

A certificação dos cabos de rede é realizada com o auxílio de equipamentos específicos, conforme a especificação técnica dos cabos, onde são analisados segundo as normas ANSI/TIA/EIA 568B.

Utilizando um equipamento chamado testador de cabos, é possível testar os cabos metálicos trançados, e verificar a qualidade do sinal do condutor, e se existe alguma falha na transmissão do sinal.

O certificador possui duas unidades, a principal e a remota, uma em cada extremidade do aparelho. A principal, é responsável por enviar o sinal para a unidade remota, que retorna o sinal para a unidade principal, fazendo uma leitura de todos os parâmetros.

Com esta leitura em mãos, é possível identificar a eficiência da transmissão do sinal do cabo, se está sofrendo algum tipo de interferência e se o sinal tem potência suficiente para chegar a outra extremidade do cabo.

Prevenção contra falhas

As falhas decorrentes da falta de certificação são inúmeras, mesmo com a utilização de cabos novos na infraestrutura de cabeamento estruturado.

As falhas podem acontecer por sofrer lesões na fabricação, armazenamento, transporte e durante a própria instalação do cabo, por estes motivos, é imprescindível a realização dos testes para a certificação pós instalação, funcionando como uma garantia de que falhas não aconteçam.

Custo-benefício da certificação

Além das questões apresentadas, podemos citar ainda que a certificação dos cabos oferece ótimo custo benefício, pelo simples fato de prevenir falhas, que podem gerar inoperância dos sistemas.

Outro ponto muito importante é a eficiência do sistema que se traduz na prática, com a produtividade das equipes de trabalho com o ganho em tempo e operacionalidade.

Deseja ter mais informações sobre serviços de cabeamento estruturado para sua empresa? A Inforrede possui a mais de 20 anos de experiência em infraestrutura de TI.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO