Muito tem se falado em cabo de fibra óptica, sua performance, velocidade de transmissão, principalmente pela expansão da rede de distribuição amplamente divulgada na mídia pelas operadoras de telefonia e internet.
Do outro lado, temos o cabeamento metálico, que por muitos anos foi, e continua sendo largamente utilizado, e que não parou de ser aprimorado ao longo do tempo, tendo alcançado excelente performance em suas últimas versões.
Mas se tratando de rede de cabeamento interno das empresas com suas centenas e as vezes, milhares de ramificações e pontos de acesso, qual será a melhor opção, cabos de fibra óptica ou a metálica?
Neste artigo iremos conhecer um pouco sobre cada uma delas e entender qual se adequa melhor para cada situação.
Quando escolher um cabo de fibra óptica ou um metálico
Para começar, não podemos dizer que um é melhor do que o outro. Isso porque para cada finalidade um tipo se faz necessário, e em alguns casos, é necessário a utilização dos dois modelos.
Temos, por exemplo, o cabo metálico UTP que é capaz de conduzir dados e energia elétrica ao mesmo tempo, por meio da tecnologia (PoE), disponíveis nas suas versões mais modernas, as categorias 6A e 7A.
Nestes casos, ao usar o cabo metálico, não há necessidade de alimentação de energia adicional, pois o cabo metálico consegue suprir esta demanda, eliminando a necessidade dos dispositivos estarem posicionados ao lado de tomadas elétricas.
Este é um caso clássico onde o ideal é a utilização de um cabo metálico, e o cabo de fibra óptica é superado, pelo menos por enquanto, pois existem estudos de desenvolvimento de cabos híbridos de cobre com a fibra, que serão capazes de transmitir energia também.
Em longas distâncias
Na transmissão de dados em longas distâncias os sinais se degradam no decorrer do caminho, e para estes casos, o cabeamento ideal é a fibra óptica monomodo, que oferecem excelente qualidade de sinal, além da alta largura de banda por grandes distâncias.
E são exatamente estas características que os cabos metálicos, como é o caso do cabo de categoria 6A não possuem, pois a partir dos 100 metros de distância, o sinal começa a se degradar.
Se encaixam no caso de longa distância também, os cabeamentos de conexão entre campus de universidades, prédios de escritórios administrativos e galpões de produção de uma fábrica, dentre outras situações.
Concentração de usuários
Esta é uma situação corriqueira, tanto para escritórios de empresas, quanto em prédios residenciais ou comerciais. Neste caso é comum utilizar os dois tipos de cabeamentos.
Para esta situação, utiliza-se a fibra como uma espinha dorsal interligando o Datacenter e as salas técnicas, e o cabeamento metálico para a distribuição aos usuários.
Locais com poucos usuários
Já no caso de um escritório pequeno com algumas dezenas de usuário, mesmo aqueles que venham a ocupar um andar inteiro de um edifício, por exemplo, o indicado é uma estrutura em cabo metálico.
Neste caso, como a distância entre os pontos de conexão são pequenos, não ocorrem perdas ou degradação do sinal, além do ótimo custo/benefício que ele oferece.
Casos específicos
Não poderíamos deixar de citar os casos específicos que exigem recursos especiais para o cabeamento. Por isso, é muito importante que um profissional avalie o ambiente antes de desenvolver um projeto de cabeamento estruturado para a implantação do sistema.
Encaixam-se nestes casos instalações industriais e hospitalares. No caso da indústria, a rede pode sofrer interferências eletromagnéticas dos maquinários, exigindo do sistema de cabeamento uma blindagem.
Já no caso dos hospitais, as instalações podem exigir uma rede redundante, pois o sistema não pode sofrer intervenções corretivas constantes ou em curtos períodos de tempo, garantindo maior durabilidade ao sistema de transmissão de informação.
Normas técnicas
Todas indicações estão contidas nas especificações da norma de cabos da ABNT, a NBR 14.565, que normatiza a utilização adequada dos cabos, assim como sua estrutura e espaçamento.
Precisa implantar um sistema de cabeamento em sua empresa? A Inforrede possui mais de 20 anos de experiência em projetos de cabeamento estruturado, Datacenter e demais serviços de TI.
Entre em contato conosco! Possuímos uma equipe de profissionais especializados prontos para atendê-lo.
Equipe de comunicação Inforrede