Cabeamento em fibra óptica já cobrem 98% dos municípios brasileiros com a tecnologia da banda larga via fibra óptica, segundo dados da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).
Os dados que são de 2020 e que ainda não foram atualizados em 2021, apontam que todos os 5.570 municípios do país já possuem algum provedor de acesso à banda larga, e que deste total, 5.568 já utilizam a rede de fibra óptica para acesso à internet.
Com a ampliação da rede de fibra óptica pelo país, as novas tecnologias como o 5G, IoT (Internet das Coisas) e a Indústria 4.0, poderão ser utilizadas pelas empresas e indústrias que estão localizadas fora das capitais, dando a elas a mesma competitividade tecnológica que as empresas dos grandes centros.
Ainda segundo a ANATEL, os provedores locais, que inclusive possuem mais da metade do mercado de banda larga via fibra óptica no país, tiveram vital importância para esta evolução, contribuindo para a expansão do sistema nas cidades do interior.
A previsão é que até 2025 todo o território brasileiro esteja coberto pelo sistema de cabeamento em fibra óptica, chegando também aos 1,5 mil municípios que ainda não contam com a tecnologia.
A meta de cobertura total até 2025, faz parte de um decreto assinado em janeiro de 2021 pelo presidente da república, estabelecendo o Novo Plano Geral de Universalização (PGMU 5) do setor de telecomunicações no Brasil.
Além dos provedores locais, empresas grandes se comprometeram a expandir suas bases de fibra, com a Oi anunciando que pretende oferecer em breve novas opções de velocidade que chegarão aos 1 Gbps, inclusive nos municípios mais afastados.
Equipe de comunicação Inforrede