Quem tem informação e consegue gerar conhecimento de valor com ela, sai na frente.
Um ativo de grande valor para as empresas são as informações captadas e armazenadas. O volume é imenso, principalmente para as corporações, e processá-las a fim de torná-las úteis e funcionais para a geração de conhecimento e novos negócios é um grande desafio.
O Big Data é o processo de captação, armazenamento, organização, análise e interpretação de uma massiva quantidade de dados de uma empresa ou mesmo de um setor do mercado, que pode ajudar muito na tomada de decisão com mais possibilidades de sucesso.
E os principais aspectos do Big Data são os 5 V’s:
Volume: Refere-se à quantidade massiva de dados gerados diariamente. Isso pode incluir dados de redes sociais, transações financeiras, sensores IoT etc.
Variedade: Os dados vêm em diferentes formatos, como texto, áudio, vídeo, e dados estruturados e não estruturados.
Velocidade: A rapidez com que os dados são gerados e precisam ser processados. Em muitos casos, os dados são gerados em tempo real, principalmente com o avanço das redes 5G.
Veracidade: A qualidade e a confiabilidade dos dados. É importante garantir que os dados sejam precisos e confiáveis para tomar decisões assertivas.
Valor: O potencial dos dados para criar valor. Analisar grandes volumes de dados pode revelar insights valiosos que podem ser usados para melhorar processos, desenvolver novos produtos e tomar decisões estratégicas.
Big Data é utilizado em diversas áreas, como saúde, finanças, marketing e segurança, para identificar padrões, prever tendências e otimizar operações.
É um forte aliado não só para tomar decisões com mais embasamento e melhor taxa de conversão, como também para reduzir custos e minimizar o desperdício de recursos e de tempo.
Big Data nas eleições
Muitos candidatos e candidatas estão usando acertadamente esse recurso para direcionar a comunicação das suas campanhas.
A análise dos temas que mais impactam a população, as postagens com melhor engajamento nas redes sociais, os assuntos que saíram na mídia de massa, todas essas informações são trabalhadas pelas equipes a fim de gerar estratégias que entrem em sinergia com os grupos de eleitores.
Estamos vendo, na prática, como quem usa o Big Data para gerar inteligência pode aumentar muito a competitividade e criar panoramas favoráveis tanto para empresas e instituições, quanto para pessoas que precisam se destacar em algum processo.
Como a sua empresa lida com as informações? Ela gera conhecimento, valor e potencial para novos negócios? Nós podemos te ajudar a garantir a segurança desse ativo valioso. Conheça o Inforguard.