Atualizações: por que elas são tão importantes?

Compartilhe:

As atualizações periódicas de softwares e de dispositivos, sejam eles Smartphones, Tablets ou Pc`s, se tornaram uma necessidade devido a sua importância na segurança, principalmente quando falamos em rede de computadores.

Um único colaborador com software desatualizado pode significar um desastre para os dados e a segurança de toda a organização. Por isso, neste conteúdo iremos falar sobre as atualizações, e porque elas são tão importantes. Acompanhe!

Segurança

O motivo mais crítico pelo qual os fornecedores de software lançam atualizações é para selar brechas de segurança descobertas no sistema, que aumentam a possibilidade de invasão dos sistemas.

A parte complicada é que esses pontos de entrada se tornam publicamente conhecidos por todos assim que os novos patches de software são lançados.
Portanto, os criminosos cibernéticos geralmente vão direto ao ponto, atacando aqueles que não corrigem a tempo.

Melhoria dos recursos

A tecnologia continua evoluindo para níveis mais avançados. Portanto, as atualizações de softwares têm a capacidade de aumentar a eficiência, melhorando a experiência do usuário, melhorando a velocidade e automatizando tarefas anteriormente manuais.

Manter todos os dispositivos sincronizados com esses novos recursos aumenta a produtividade em toda a organização.

Colaboração e compatibilidade

Os locais de trabalho remotos e híbridos são impulsionados pela capacidade dos funcionários de colaborarem perfeitamente, independentemente da localização ou do dispositivo.

Executar a mesma versão de software em todos os dispositivos garante a mesma experiência para todos, ao mesmo tempo que elimina o risco de incompatibilidade entre as versões antiga e nova.

Além disso, melhora a experiência dos funcionários quando eles podem mudar sem esforço de um dispositivo para outro e continuar impecavelmente de onde pararam.

Economia de tempo e recursos

Como uma pequena e média empresa, seu objetivo número um é reduzir despesas tanto quanto possível. No entanto, a maioria dos gestores erram-se quando pensam que é possível poupar dinheiro se não atualizarem a sua infraestrutura de TI.

Isso porque o custo potencial do desperdício de tempo e receita durante uma interrupção devido a sistemas instáveis, pode facilmente superar o custo de uma atualização antecipada.

Consequências da não atualização

Segurança e vulnerabilidade de dados

Ao analisar as estatísticas de segurança cibernética no mundo, percebemos um grande motivo para pensar novamente sobre a postura de segurança de qualquer negócio.

As estatísticas mostram que mais criminosos estão atuando, não fazendo dissensão entre pequenas e grandes empresas.

Ataques de ransomware, DDoS, violação/roubo de dados e infecção por malware, além de dar prejuízos, podem destruir a reputação de uma empresa.
Infelizmente, este é o risco mais considerável que sua empresa corre ao continuar a usar dispositivos que não possuem atualizações.

Baixa produtividade

Atualizações importantes tornam o software mais eficaz, ao mesmo tempo que melhoram sua velocidade e automatizam algumas tarefas da empresa.

Continuar a usar a versão obsoleta significa que os colaboradores terão que fazer mais e esperar mais tempo para que o sistema processe os trabalhos.
Isso não afeta apenas a produtividade, mas também reduz o número de clientes que podem ser atendidos.

Maiores custos

Como regra geral, quanto mais uma empresa espera para aplicar as atualizações, maiores podem ser os custos.

Isso pode sobrecarregar os recursos e duplicar ou até triplicar o custo inicial em comparação com atualizações proativas. Além disso, existe a perda de produtividade, tempo de inatividade, resgates pagos a criminosos e perda de dados.

Crie uma rotina de atualizações

Deixar a responsabilidade de atualização para os colaboradores da empresa não é a melhor solução, pois eles podem não entender muito bem sobre o assunto.

As opções podem variar de empresa para empresa, mas o ideal é que o gestor do setor de TI crie uma rotina de verificação periódica sobre as atualizações de todos os softwares em todos os dispositivos existentes na organização.

Caso sua empresa ainda não possua uma equipe interna de TI, existem empresas, como a Inforrede, que prestam serviços de suporte e monitoramento dos sistemas, estabelecendo também a rotina de verificação periódica das atualizações de todos os softwares e dispositivos da sua empresa.

Deseja ter mais informações sobre serviços de instalação, suporte e monitoramento de TI para sua empresa? A Inforrede possui mais de 25 anos de experiência no assunto.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer poder falar com você!

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO