O setor público brasileiro irá investir mais em TI, com o objetivo de acompanhar os demais mercados nacionais que estão na frente em vários modelos operacionais de tecnologia.
As informações foram obtidas através de uma pesquisa realizada pela ECI (Global Enterprise Cloud Index, que mede o progresso da adesão de tecnologias no setor empresarial e público em vários países.
Segundo o levantamento, o setor está ligeiramente atrás na média nacional de investimentos em infraestrutura tecnológica, quando comparado a de outros mercados, ficando com apenas 60%.
O relatório mostrou que os investimentos em modelos multicloud híbridos devem aumentar quatro vezes mais no setor público nos próximos três anos, à medida que os gestores do setor forem modernizando suas infraestruturas e migrando para as nuvens privadas.
Os gestores entrevistados na pesquisa ainda foram questionados sobre seus maiores desafios hoje nas organizações públicas e sobre qual o principal objetivo das modernizações de suas infraestruturas.
Segundo os próprios gestores do setor, os maiores motivadores para investimentos em TI no setor público são para combaterem e prevenirem os Ransomwares, modernização para suporte de tecnologias de IA e escalabilidade da infraestrutura.
Além disso, as modernizações das infraestruturas de TI do setor público, irão estabelecer as bases para adoção de novas tecnologias, que contribuirão para melhores serviços e experiências aos contribuintes.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede