Serviços virtuais substituirão 80% de mão de obra até 2030

Compartilhe:

Especialistas em tecnologia apontam que até o ano de 2030, 80% dos serviços de atendimento ao cliente, como serviços de bancos, operadores de caixa e guichês, dentre outros tipos de atendimento ao público, serão substituídos por serviços virtuais.

Com o avanço da tecnologia da informação, principalmente com o uso da IA (Inteligência Artificial), a vida das pessoas tem se tornado cada vez mais prática, contudo, ao mesmo tempo as novas tecnologias começaram a substituir profissões consolidada há décadas.

Segundo afirmam, os serviços oferecidos nas agências bancárias estão no topo desta lista, e devem ser substituídas muito em breve, onde pelo menos 80% delas deixarão de existir no modelo como conhecemos, ficando os outros 20%, apenas como escritórios de consultoria.

Ainda de acordo com especialistas, houve um grande aumento pela preferência dos usuários por transações online nos últimos anos, fazendo com que as organizações sigam esta tendência e implementem serviços mais acessíveis para atender a nova demanda.

Os próprios bancos digitais são uma resposta para esta nova realidade, oferecendo as mesmas garantias de segurança dos bancos convencionais, mas com muito mais praticidade de interação com o cliente, e tudo feito por meio de um aplicativo.

Esta realidade já chegou para alguns setores, como é o caso das empresas de telemarketing, que substituíram seus atendentes por serviços de autoatendimento online e Chats inteligentes, muitos, inclusive, utilizando a IA.

Outro setor que já utiliza a tecnologia no lugar de pessoas é a indústria, que está automatizando seus sistemas produtivos a largos passos, utilizado também a Inteligência Artificial para automatizar e aumentar a produtividade e a eficiência na fabricação de seus produtos.

Vale lembrar também que profissões como porteiros, recepcionistas, operador de caixa, cobradores de ônibus, operadores de câmeras, analistas de crédito, corretor de seguros, coordenador de produção, vendedor, já estão sendo substituídos por tecnologias que funcionam tão bem ou melhor que os profissionais, mas, principalmente, são substituídos pela redução incomparável nos custos operacionais.

Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO