Em tempos de grande avanço da tecnologia com o uso da Inteligência Artificial, surgem novas nomenclaturas tecnológicas que começam a fazer parte não apenas da vida dos profissionais de tecnologia, mas também dos usuários de forma geral.
E a Deepfake faz parte destes nomes que surgiram nos meios tecnológicos e já fazem parte da vida de muitos profissionais da área de criação, como: designers, videomakers e usuários de aplicativos que utilizam a IA.
Assim, no conteúdo de hoje iremos falar sobre a Deepfake, o que é e para que pode ser usada. Acompanhe!
O que são as Deepfakes?
Deepfakes são imagens, vídeos, clipes e áudio feitos com o uso da Inteligência Artificial, simulando pessoas, paisagens ou objetos para parecerem reais.
Estas simulações sempre existiram nos meios digitais, sendo usados em cenários de filmes e imagens, mas sempre criados por profissionais especializados, com ferramentas cujo as assinaturas são bem caras.
Contudo, com o surgimento da IA e o acesso ao usuário comum por meio de aplicativos e plataformas, estas tecnologias se tornaram acessíveis a todos que desejarem se aventurarem pelo universo da criação de forma simples e intuitiva.
Eles podem ser usados para diversão ou até mesmo para pesquisa científica, mas às vezes são usados também para fins errados, se passando por pessoas como políticos ou líderes mundiais, a fim de enganar as pessoas deliberadamente.
Como funcionam as Deepfakes?
Usando Inteligência Artificial, as Deepfakes podem imitar a voz e as características faciais de uma pessoa. Essa tecnologia chamada também de Deeplearning, permite usar uma gravação de áudio da voz de alguém para fazê-la dizer coisas que a pessoa nunca teria dito.
Ele pode imitar os movimentos faciais a partir de vídeos ou até mesmo de uma foto do rosto de alguém, simulando ações desta pessoa. Alguns casos, por exemplo, de artistas que faleceram durante as gravações de um filme, fez-se necessário a utilização da Deepfake para simular suas atuações para a conclusão do filme.
Muitos vídeos ou fotos Deepfake podem parecer estranhos, sendo facilmente identificados como imitações. No entanto, às vezes eles são extremamente realistas, principalmente porque a tecnologia está melhorando constantemente.
Como as Deepfakes podem ser perigosas?
Deepfakes podem ser usadas para espalhar desinformação, ou seja, criar palavras de pessoas dizendo informações falsas, que são espalhadas de propósito.
Se um vídeo Deepfake mostra uma pessoa famosa, ou um político, dizendo algo que nunca disse, isso pode enganar as pessoas. Pode mudar como as pessoas votam e tomam decisões importantes.
Como eles podem ser bastante realistas, às vezes pode ser muito difícil dizer se um vídeo é real ou não, especialmente se você não tiver certeza do que está procurando.
Como as empresas estão usando a Deepfake ao seu favor
Embora haja uma grande preocupação com o uso da Deepfake para usos mal-intencionados, algumas empresas estão utilizando-as para diversificar seus negócios.
Através da criação de personagens e ambientes, propagandas podem ser produzidas de forma muito mais baratas do que antes, que exigiam mega produções e eram extremamente caras.
A replica de cenários para o fundo de uma foto publicitária, é outra facilidade que antes só eram possíveis com horas de trabalho de um designer, mas que agora podem ser feitos em minutos por meio de um aplicativo.
Os avatares são outra possibilidade que permite criar vídeos profissionais sem microfones, câmeras ou atores, onde o usuário escolhe um avatar, digita o que gostaria que ele falasse e em qual idioma, e em questão de segundos a plataforma transforma todas estas informações em um vídeo que pode ser transmitido para qualquer língua.
É inegável que a tecnologia da IA está revolucionando o mundo digital, e o Deepfake é prova que ela veio para interagir de forma profunda com as pessoas. Mas como toda ferramenta, ela pode ser usada tanto para o bem, quanto para o mal.
Para mais informações sobre serviços de tecnologia da informação, segurança de redes e telecomunicações para sua empresa, comércio ou indústria; entre em contato com nossa equipe comercial através de nossos canais de atendimento.
A Inforrede possui 25 anos de experiência e conta com uma equipe de TI altamente qualificada e atualizada para atendê-lo.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede