Starlink: como saber se é o provedor de internet ideal

Compartilhe:

A Starlink é uma empresa provedora de sinal de internet via satélite que pertence ao empresário Elon Musk, e que chegou ao Brasil em fevereiro de 2022.

Desenvolvida para suprir a carência de internet de banda larga em lugares mais remotos ou afastados dos grandes centros, que normalmente utilizam a internet via cabo, a Starlink se tornou o desejo de muitas pessoas que se encontram nesta situação.

Contudo, algumas pessoas nas cidades estão considerando abrir mão da internet via cabo para utilizarem a internet via satélite da Starlink, inclusive algumas empresas, optando pelo plano Business da empresa.

Assim, no conteúdo de hoje iremos falar sobre alguns pontos do sistema de internet da Starlink, se ela é a ideal para a sua empresa ou não. Acompanhe!

Como funciona a Starlink

O sistema da Starlink não é o pioneiro em utilizar a internet via satélite, inclusive, o país possui outras duas grandes provedoras a Hughes, ViaSat Brasil e a TELEBRAS.

Porem, os sistemas das outras empresas acessam satélites que estão estacionados a grandes altitudes, o que aumentava o tempo de respostas entre o satélite e a antena.

Já os satélites da Starlink estão posicionados na chamada baixa órbita terrestre, ou seja, entre 550 e 600 Km de altitude, o que reduz para quase zero o tempo de resposta entre antena e o satélite.

Além disso, a Spacex, empresa que criou o sistema Starlink, é quem produz e coloca em órbita seus satélites com seus próprios foguetes, possuindo uma rede de mais de 2000 satélites orbitando em todo o mundo.

Desta forma, o usuário que optar por este tipo de internet, precisa comprar o kit que vem com uma antena que se ajusta automaticamente após ligada ao satélite, sem a necessidade de um técnico para instalação.

O acesso ao sinal é liberado através da assinatura de um dos planos disponíveis pela empresa, que pode ser fixo (Starlink Business), deslocamento marítimo, deslocamento terrestre e deslocamento aeronáutico.

Starlink Business

O Starlink Business é um pacote que fornece internet banda larga para empresas, com velocidades de download de até 350 Mbps e latência de 20 a 40 ms – taxas altamente competitivas no mercado atual.

Estes números têm feito que a Starlink Business desperte o interesse de alguns empresários, que acabam ficando em dúvida sobre o uso desta possibilidade para seus negócios.

Vamos analisar alguns pontos do sistema Starlink Business para ajudá-lo a conhecer melhor este provedor de internet.

Velocidade

As conexões do Starlink são rápidas e apresentam baixa latência em comparação com a concorrência. Além disso, as velocidades e a latência tendem a melhorar à medida que a marca for adicionando mais satélites.

As empresas que só possuem acesso ao serviço de Internet via satélite da Starlink estão experimentando velocidades iguais (ou superiores) à banda larga terrestre.

Contudo, os novos testes e desenvolvimentos realizados com cabos de fibra óptica, indicam que a velocidade aumentará exponencialmente nos próximos anos, principalmente com o 5G.

Confiabilidade

A confiabilidade é um item significativo para as empresas, pois as tecnologias terrestres podem falhar em condições climáticas severas, ocasionando o rompimento dos cabos transmissores do sinal, mas os satélites não estão sujeitos a eventos climáticos atmosféricos.

Embora nenhuma solução de Internet seja à prova de falhas, o hardware dos satélites é muito mais difícil de bloquear do que os cabos subterrâneos ou os hubs terrestres.

Cobertura

Apesar de o mapa de cobertura atual da Starlink não ser globalmente abrangente, muitos locais no Brasil já possuem cobertura, se a sua empresa possui escritórios em um local remoto ou depende de comunicações internacionais, pode ser uma opção atraente.

Preço

O preço do pacote da Starlink é sem dúvida o ponto que trava muitos a adquirirem o sistema nas cidades, embora, o propósito de sua existência seja fornecer internet de alta velocidade para lugares sem acesso.

Considerando os concorrentes via cabo, o Starlink tem um preço relativamente alto, embora os principais incentivos para a venda, são a confiabilidade, o acesso remoto e a facilidade de instalação.

Infraestrutura de TI local

A infraestrutura de TI local das empresas que optarem pelo uso da Starlink, permanece o mesmo que o utilizado por cabo, não alterando em nada o sistema de comunicação interno da empresa.

Empresas de mineração, plataformas de extração de petróleo dentre outras que trabalham em lugares remotos e utilizam a internet via satélite em suas dependências, utilizam as mesmas infraestruturas de suas sedes nas cidades.

Para mais informações sobre infraestrutura de TI para sua empresa, comércio ou indústria; entre em contato com nossa equipe comercial através de nossos canais de atendimento.

A Inforrede possui 25 anos de experiência e conta com uma equipe de TI altamente qualificada e atualizada para atendê-lo.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO