Uma pesquisa realizada pela consultoria IDC revelou que o Brasil se tornou o país com maior número de investimento em infraestrutura de IA (Inteligência Artificial) na América Latina, superando países bem adiantados neste segmento como o Chile.
Segundo a pesquisa, 95% dos líderes de TI brasileiros estão investindo ou pretendem investir em infraestrutura de IA generativa, e que 58% deles acreditam que a IA terá um impacto significativo nos negócios da empresa.
De acordo com os especialistas, as áreas com maior alocação de recursos estão sendo de segurança cibernética, detecção de ameaças, automação, eficiência de processamentos e a personalização da experiência de seus clientes com a empresa.
Áreas como atendimentos online, Chats, vendas, dentre outras de atendimento ao cliente, já possuem larga utilização por diversas empresas, o que ajudou a aprimorar o atendimento e a experiência dos clientes com o uso da IA, e que influenciou os empresários quanto a utilização da tecnologia para outras atividades.
Conforme os números da pesquisa, o investimento em infraestrutura de IA na América Latina pode chegar a U$ 240 milhões para modernização das infraestruturas de TI das empresas, e em ferramentas de gerenciamento da IA Generativa.
Segundo os especialistas a conscientização do empresariado latino americano sobre a utilização dos dados e da IA para a gestão de seus negócios, tornou o uso da tecnologia imprescindível, alavancando uma grande demanda para modernização das infraestruturas de TI.
Diante desta realidade fica claro que o investimento em uma infraestrutura de TI moderna e capaz, é o ponto de partida para que a organização possa ter a possibilidade de armazenar, processar, receber e enviar os dados e informações com toda segurança.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede