Brasil registra mais de 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no ano de 2023. Os dados foram apurados por um estudo que mede as ameaças cibernéticas em todo o país.
Segundo o estudo, o número de ataques foi menor do que o ano anterior que contabilizou 103 bilhões de tentativas, contudo, embora a quantidade tenha sido inferior, os ataques do ano passado surpreenderam pelo nível de sofisticação.
De acordo com os especialistas, mesmo que os ataques cibernéticos tenham sido menos massivos em volume, eles surpreenderam pelas novas variantes de Malwares e Ransomwares mais direcionadas.
Isso significa que eles foram criados com objetivos mais específicos, o que os tornam mais sofisticados e, portanto, com maior probabilidade de sucesso se as empresas não possuírem sistemas de defesa integradas, automatizadas e atualizadas.
Ainda segundo os especialistas, o ransomware e outros ataques estão se tornando mais específicos e direcionados, graças à crescente sofisticação nas táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) e a busca por aumentar o “retorno do investimento” (ROI) por ataque dos operadores de ameaças.
Um exemplo disso foi uma campanha de phishing descoberta, que distribuía uma nova variante do malware Agent Tesla, que usa um trojan de acesso remoto (RAT), que funciona como um ladrão de dados para obter acesso inicial, sendo frequentemente usado por cibercriminosos para entregar malware como serviço (MaaS).
Segundo um índice divulgado pela Cisco Cyberseurity Readiness Index, apenas 5% das organizações no Brasil estão realmente preparadas para se defenderem contra os ataques cibernéticos existentes no cenário digital atual.
O cenário ainda pode ser pior com a utilização da IA, o que já foi alertado pelo Governo dos EUA, o que dará aos cibercriminosos ainda mais vantagens em relação as fracas barreiras de segurança digital existentes hoje nas empresas.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede