A Inteligência Artificial (IA) tem sido um dos principais assuntos do setor de tecnologia nos últimos dois anos, e ao que tudo indica, é um caminho sem volta para o futuro das organizações.
Diante desta realidade, a pergunta que ressoa é: será que as empresas estão realmente preparadas para incorporarem aos seus negócios esta inovação tecnologia?
Assim, no conteúdo de hoje iremos falar sobre como a IA pode trazer oportunidades para seu negócio. Acompanhe!
Os desafios para o uso da IA
A adoção de IA é um caminho natural que as organizações estão percorrendo, impulsionado muitas vezes pela própria concorrência entre elas, o que as fazem precisar do auxílio de novas tecnologias.
Contudo, é prematuro dizer que as organizações, principalmente as pequenas e médias empresas, mas também algumas grandes, estão realmente preparadas para adotarem tal inovação.
Isso, porque, a adoção do uso da IA é apenas a cereja do bolo quando falamos em auxílio da tecnologia de ponta nas empresas. Antes é preciso ajustar questões como, por exemplo, promover a transformação digital e aderir a gestão baseada em dados que interfere diretamente no formato administrativo da empresa.
Diferente do que se dizia no passado “em time que está ganhando não se mexe”, passou a ser um erro quando se trata de tecnologia e inovação. Ao contrário disso, quem inovar primeiro sai na frente.
E este é o ponto com a IA, pois permite às empresas avançarem através da transformação digital, dando a elas vantagens competitivas que antes só eram possíveis através de uma ideia ou percepção humana, mas com o uso da IA é possível estar sempre identificando oportunidades.
Oportunidades com o uso da IA
Ao que parece, os empresários têm feito o dever de casa e pesquisado sobre as vantagens da IA, tanto que uma pesquisa mostrou que 85% deles consideram utilizar a tecnologia em seus negócios de alguma forma.
Entre os principais fatores para uso da ferramenta pelos empresários em seus negócios, estão a busca por redução de custos, aumento de produtividade, competitividade e inovação.
No caso da inovação, por exemplo, o Machine Learning é perfeito por se dedicar a desenvolvimento de sistemas, uma vez que eles podem aprender com base em dados já existentes, sendo capaz de prever comportamentos, identificar tendências ou padrões e realizarem recomendações.
Outro aspecto muito positivo com o uso da IA é a automação dos processos e sistemas da indústria, que aumenta a precisão e a eficiência na forma como a produção é realizada.
Ou seja, atividades repetitivas passam a ser executadas por sistemas autônomos, liberando o trabalhador para outras funções.
Requisitos para o uso da IA
Diferente de outras utilizações mais comuns do uso da IA atualmente, como atendimento online (Chatbots), ferramentas de buscas e criação de textos e imagens, a utilização da IA nas empresas é algo que requer uma aplicação mais personalizada, conforme as necessidades de cada organização.
Assim, os requisitos de infraestrutura para a utilização da IA irão variar de organização para organização, pois dependem da aplicação específica de cada projeto e objetivo.
Contudo, alguns elementos são comuns à implantação de uma infraestrutura de IA eficaz, como: poder de computação, ou seja, sistema de computação de alto desempenho para processar o grande número de dados.
Da mesma forma, sistemas de cabeamentos, provedores e demais dispositivos devem ser atualizados para suportarem a demanda exigida para este tipo de operação, sem problemas com travamentos.
Em resumo, para obter os benefícios do uso da IA é necessário realizar um investimento significativo em hardwares, softwares e mão de obra especializada, no entanto, os resultados são muito expressivos.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede