A produtividade industrial brasileira aumentou em média 38% com a adoção da chamada tecnologia 4.0 ou indústria 4.0, que inclui o uso das tecnologias de automação em seus sistemas de produção.
Os resultados foram divulgados pelo Instituto Atlas Intel em parceria com a Startup Tractian e a Revista Manutenção, de acordo com dados da primeira edição do Ranking Nacional da Indústria 4.0.
Segundo o estudo, os ganhos foram ainda maiores para os setores de bens de consumo que registraram aumento de (58%), Aeronáutico (54%) e petróleo e Gás (48%) respectivamente.
Segundo especialistas, em um momento em que se discute produtividade industrial e reindustrialização no Brasil, a pesquisa mostra que as companhias que investem em tecnologia têm um ganho exponencial em relação a quem não opta por buscar essas soluções.
Ainda segundo a pesquisa, cerca de 80% dos entrevistados das 200 multinacionais brasileiras ouvidas, relataram que a implementação de tecnologias 4.0, como de tecnologias de automação, sensores IoT, IA e métodos de Big data em manutenção, por exemplo, tiveram impactos positivos direto na diminuição de custos, de indisponibilidade e na qualidade dos produtos e serviços.
A Indústria 4.0, também conhecida com a quarta revolução industrial está em andamento, melhorando não apenas a manufatura das indústrias, mas a qualidade dos produtos e até as relações de trabalho.
Com o desenvolvimento das tecnologias digitais nos últimos anos, foram criados novos métodos de produção nas indústrias globais, baseados na automação do trabalho, robótica, Inteligência Artificial, Internet da Coisas, dentre outras inovações.
A partir da utilização destas tecnologias, a Indústria 4.0 passou a ser uma realidade, conferindo grande competitividade às empresas, otimizando a cadeia produtiva, adicionando valor aos produtos e racionalizando o uso dos recursos a partir de soluções tecnológicas customizadas.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede