A tecnologia de IA (Inteligência Artificial) está cada dia mais presente em nossas vidas, seja através dos aplicativos de smartphones, sites, plataformas, sistemas de gerenciamentos e em diversos dispositivos eletrônicos.
Mas você realmente sabe o que é e como funciona uma IA? No conteúdo de hoje iremos falar sobre o que é Inteligência Artificial e como ela funciona. Acompanhe!
O surgimento da IA.
A pesquisa da Inteligência Artificial iniciou na década de 1950 e começou a ser usada na década de 1960 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, quando treinou computadores para imitar o raciocínio humano.
Os algoritmos (códigos computacionais) são os responsáveis por executar as ações pré programadas, que são usados em aplicações simples ou mais complexas, como por exemplo, guiar um carro na via de forma autônoma.
Um subconjunto da inteligência artificial é o Machine Learning (aprendizado de máquina), um conceito com o qual os programas de computador podem aprender automaticamente e se adaptar a novos dados sem assistência humana.
Como funciona a inteligência artificial
A tecnologia de IA explicada de forma simples, são computadores e máquinas simulando a inteligência humana na tarefa de resolução de problemas.
Sua principal característica é a capacidade de processar e agir para atingir um objetivo específico para a qual fora programada.
A IA Funciona por meio de análise dos dados e a identificação de padrões, o que é feito através de diversos métodos, como o machine learning e o deep learning.”
Através do processamento de linguagem natural (PNL), é possível aos computadores entenderem a linguagem humana.
Tipos de Inteligência Artificial
A IA estreita, também conhecida como IA fraca, foi projetado para realizar um trabalho específico. Os sistemas fracos de IA incluem videogames, como assistentes pessoais, como Alexa, da Amazon, e Siri, da Apple. Os usuários fazem uma pergunta ao assistente e ele responde para você.
Já a IA Geral, é considerada um forte sistema de inteligência artificial que realizam tarefas consideradas semelhantes às humanas. Eles tendem a ser mais complexos e complicados e podem ser encontrados em aplicações como carros autônomos ou salas de cirurgia de hospitais.
Existe também a super AI, um tipo de IA estritamente teórica e ainda não foi realizado. A Super IA pensaria, raciocinaria, aprenderia e possuiria habilidades cognitivas que superam as dos seres humanos.
Usando a Inteligência Artificial
A inteligência artificial pode ser aplicada a muitos setores e indústrias, incluindo o setor de saúde, para sugerir dosagens de medicamentos, identificar tratamentos e auxiliar em procedimentos cirúrgicos na sala de cirurgia.
Em ambientes de saúde, a IA é usada para auxiliar no diagnóstico, identificar pequenas anomalias em exames para triangular melhor os diagnósticos a partir dos sintomas e sinais vitais de um paciente, classificar pacientes, manter e rastrear registros médicos e lidar com reclamações de seguros de saúde.
Exemplos de máquinas com inteligência artificial incluem computadores que jogam xadrez e carros autônomos, mas temos visto as maiores atuações em aplicações no setor financeiro, onde detecta e sinaliza atividades bancárias fraudulentas. Os aplicativos para IA podem ajudar a agilizar e facilitar a negociação.
Em 2022, a IA entrou no mercado com aplicações de transformador generativo de pré-treinamento. Os aplicativos mais populares são a ferramenta de conversão de texto em imagem DALL-E da OpenAI e o ChatGPT.
De acordo com uma pesquisa de 2024 da Deloitte, 79% dos entrevistados que são líderes na indústria de IA esperam que a IA generativa transforme suas organizações até 2027.
O que é IA reativa?
IA reativa é um tipo de IA estreita que usa algoritmos para otimizar resultados com base em um conjunto de entradas. As IAs do jogo de xadrez, por exemplo, são sistemas reativos que otimizam a melhor estratégia para vencer o jogo. A IA reativa tende a ser bastante estática, incapaz de aprender ou se adaptar a novas situações.
Preocupações quanto ao uso da IA
Muitos estão preocupados com a forma como a inteligência artificial pode afetar o emprego humano. Com muitas indústrias procurando automatizar determinados trabalhos com maquinaria inteligente, existe a preocupação de que os funcionários sejam expulsos do mercado de trabalho.
Os automóveis autónomos podem eliminar a necessidade de táxis e de programas de partilha de automóveis, enquanto os fabricantes podem facilmente substituir o trabalho humano por máquinas, tornando obsoletas as competências das pessoas.
Enfim, a Inteligência Artificial é uma tecnologia em evolução que tenta não apenas simular a inteligência humana, mas ampliar o próprio limite humano com a ajuda da tecnologia.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede