Phishing: conheça e combata esta ameaça cibernética

Compartilhe:

A segurança cibernética está na vanguarda das prioridades operacionais dos departamentos de TI das organizações, e dentre uma das principais ameaças hoje em dia está o phishing.

Uma recente pesquisa mostrou que 92% das empresas entrevistadas relataram ter sido vítimas de ataques de phishing, principalmente pelo fato de que esses ataques dependem de erro humano e não da capacidade dos seus sistemas, o que os tornam mais difíceis de combater com sucesso.

Assim, no artigo de hoje iremos falar sobre o phishing e de como combater esta ameaça cibernética. Acompanhe!

Identificando os tipos de ameaças

Quando falamos em segurança digital, as ameaças estão por todos os lados, e no mundo inteiro empresas estão sofrendo com este problema.

O tão falado Malware, na verdade, é um termo geral que foi formado pela junção das palavras “malicioso” e “software”, que descreve diferentes tipos de softwares destinados a comprometer sistemas, obter dados confidenciais ou obter acesso não autorizado a uma rede.

Já os Ransomwares são uma categoria de malware em que os invasores usam vários métodos para criptografar seus dados, torná-los inacessíveis ou impedir sua entrada em um sistema ou dispositivo específico. Os invasores então exigem um resgate em troca do restabelecimento do seu acesso.

Por outro lado, o Phishing é uma forma de engenharia social que envolve a comunicação para obter certos dados que serão utilizados para concluir o golpe, sejam eles por e-mail, telefone ou mensagem de texto, solicitando que o usuário tome uma ação, como navegar até um site falso e ali cair em uma cilada.

O que é o Phishing?

Phishing é um tipo de ataque cibernético que usa e-mail (phishing tradicional), telefone (phishing de voz) ou texto (phishing por SMS) para induzir indivíduos a fornecer informações pessoais ou confidenciais a criminosos cibernéticos.

Essas informações podem variar desde senhas, informações de cartão de crédito e números de CPF, ou até detalhes sobre uma pessoa ou organização. Os criminosos se passam por representantes legítimos de empresas para obter determinadas informações.

Em resumo, com essas informações nas mãos de cibercriminosos, hackers, eles tentarão utilizá-las para invadir sistemas, contas bancárias, compras com cartão de crédito, dentre outras perdas financeiras significativas.

Como funciona o phishing?

Usado pela primeira vez por um adolescente da Pensilvânia, o programa usava um mecanismo de roubo de cartão de crédito de quebra de senha, que foi usado para dar repetidos golpes ao ponto de causar interrupções na AOL (America On Line) nos anos 90.

Atualmente, é comum que os golpistas usem vários métodos de comunicação para perpetrar golpes de phishing, incluindo e-mails, mensagens de texto e até chamadas telefônicas para conseguir informações.

Para ganhar confiança, os criminosos muitas vezes se disfarçam de representantes legítimos das organizações, criando e-mails que pareçam genuínos ou fazem ligações de uma maneira que pareçam solicitações válidas de informações.

Na maioria dos casos, o phishing envolve interação e manipulação humana para induzir as vítimas a clicar em um link malicioso ou a fornecer informações inadvertidamente a um invasor.

Frequentemente, as pessoas que realizam ataques de phishing tentam se passar por suporte técnico, bancos ou organizações governamentais para obter senhas e informações pessoais de seus alvos.

Como prevenir e proteger contra phishing

Para ajudar a evitar ataques de phishing, é preciso observar as práticas recomendadas, semelhantes às que são adotadas para evitar vírus e outros malwares.

Primeiro, certifique-se de que os computadores e sistemas de sua empresa estejam sempre atualizados, o que irá ajudar na proteção contra vulnerabilidades conhecidas.

Proteja seus dispositivos e sistemas com softwares de segurança confiável e proteção de firewall. Também é recomendável adicionar softwares que monitoram o envio de PII por e-mail ou outros métodos inseguros.

Como o elo mais fraco nos ataques de phishing é o usuário final, os responsáveis pelo TI da empresa devem fornecer treinamento aos demais colaboradores, conscientizando-os sobre a segurança, mostrando como reconhecer um golpe de phishing.

A principal solução para a proteção dos sistemas contra o phishing está na capacidade de reconhecer o possível ataque antecipadamente. Isso inclui escolhas de senhas fortes, suspeitar de e-mails, sempre escanear os anexos, identificar erros ortográficos e sempre desconfiar de solicitações de dados pessoais.

Para informações mais detalhadas sobre segurança de sistemas para o seu negócio, entre em contato com nossa equipe comercial através de nossos canais de atendimento.

A Inforrede possui 25 anos de experiência neste setor e conta com uma equipe de TI altamente qualificada e atualizada.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO