Segundo um relatório divulgado pela Proofpoint, empresa de cibersegurança e proteção de ativos, a maioria das perda de dados das organizações acontecem ainda por erros dos colaboradores das empresas.
A demanda que já era observada por profissionais da área de cibersegurança de forma qualitativa, agora foi comprovada por meio de pesquisa, confirmando a percepção dos especialistas.
O relatório menciona que, embora muitas organizações estejam investindo em soluções de segurança DLP (Prevenção de Perda de Dados), que é uma solução para monitorar ocorrência de perda e vazamentos de informações, muitos deles ainda são inadequados, com 85% das organizações tendo enfrentado perda de dados no ano passado.
Outra informação é que pelo menos 9 em cada 10 empresas afetadas com este problema, tiveram resultados negativos, como a interrupção dos negócios e perda de receita, onde 40% delas relataram também danos a reputação.
O estudo deixou claro que a perda de dados é um problema decorrente da interação entre pessoas e máquinas, ou seja, usuários descuidados que acabam comprometendo a segurança da rede.
De acordo com especialistas, os descuidos incluem compartilhamento de senhas, abertura de e-mails desconhecidos, direcionamento incorreto de e-mails, visita a sites de phishing, instalação de softwares não autorizados, troca de dados confidenciais por e-mail ou outras plataformas, dentre outros.
Chamam a atenção também para os colaboradores mal-intencionados, sejam eles funcionários ou prestadores de serviços, muitas vezes motivados por ganhos pessoais, e em algumas situações também, para se vingarem da instituição como em casos de desligamentos.
Por estes e outros motivos, os especialistas alertam para a importância de possuir e de revisar regularmente os programas de DLP da empresa, solução que tem ajudado a inibir a perda de dados através dos colaboradores.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede